DA REDAÇÃO
A ex-banqueira Kátia Rabello e a ex-funcionária de Marcos Valério, Simone Vasconcelos, ambas condenadas no processo do mensalão, são transferidas nesta segunda-feira (9) para um presídio feminino em Minas Gerais.
Ainda não foi informado para qual presídio elas serão levadas. Porém, há informações de que a PF de Brasília consultou o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, que fica no bairro Horto, se havia vaga para receber as mineiras.
Kátia e Simone estiveram presas, até então, na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia. O local recebe atualmente 685 mulheres condenadas por tráfico de drogas. Pelos dados da Secretaria de Segurança Pública, mais de 60% delas foram flagradas tentando entrar na Papuda com drogas.
As duas condenadas partilham uma cela de alvenaria de seis metros quadrados. A cela tem camas de cimento com colchonetes, um cano de água fria que serve como chuveiro e um vaso sanitário sem assento.
Kátia Rabello foi condenada a 14 anos e cinco meses de prisão, em regime fechado. Simone Vasconcelos, por sua vez, teve a pena decretada em dez anos e dez meses de prisão, também em regime fechado.
No fim do mês passado, o Ministério Público Federal já havia enviado ao Supremo parecer concordando com o direito de Kátia e Simone de serem transferidas para Belo Horizonte. Elas solicitaram a transferência para poder cumprir a pena na cidade de sua residência.
O Tempo