DA REDAÇÃO
Os “chiados” das rádios AM aos quais muitos ouvidos estão acostumados vão acabar. Isso porque as rádios que transmitem sinais por Modulação em Amplitude (AM) podem passar a operar em Frequência Modulada (FM), de acordo com o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em novembro. A migração atende aos pedidos dos radiofônicos que reclamam do aumento dos níveis de interferência na recepção. A mudança de cada emissora ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações e cada empresa deve apresentar ao ministério um pedido de adaptação de outorga a partir de janeiro de
Os ouvintes que preferem as AM por causa do conteúdo podem ficar tranquilos. Nenhuma das rádios tijucanas que vão fazer a mudança de sintonia pretende abrir mão das características de serviço e notícias da AM e passar para programas musicais como as atuais FM. Mas todas esperam que haja uma adaptação na programação.
As rádios de Ituiutaba que confirmaram a mudança foram as rádios: Cancella AM, Globo Ituiutaba AM, Difusora AM alem da rádio de Capinópolis Interativa AM.
Empresa fará economia com mudança
A migração das rádios AM para a frequência FM vai exigir um investimento alto por parte dos radiodifusores, já que a antena e o transmissor devem ser trocados. Também é preciso pagar pela mudança de outorga, cujo valor varia de acordo com a classe da rádio.
O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff no mês passado autoriza as rádios cuja migração for aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações a transmitir simultaneamente a programação em AM e FM por até cinco anos. algumas das rádios Tijucanas que querem fazer a mudança pretendem fazer a transmissão nas duas frequências por um tempo.