Uberlândia: Idosos e profissionais de segurança recebem primeira dose contra Covid-19

Foram aplicadas 4.820 doses durante ação no UTC e Arena Sabiazinho nesta quinta-feira (29)

0
Anúncio

Nascidos entre 1959 e 1960 e profissionais de força de segurança e salvamento tiveram, nesta quinta-feira, 29 de abril de 2021, um reforço de esperança na prevenção à Covid-19. As equipes do Programa de Imunização aplicaram 4.820  primeiras doses durante a ação realizada na Arena Sabiazinho e nos ginásios do UTC (entradas pela avenida Getúlio Vargas e Cipriano del Fávero).

Com 61 anos, Dulcineia dos Santos acordou cedo para ir ao UTC, seguindo o agendamento com hora marcada que recebeu via SMS após ter feito o cadastro no Portal da Prefeitura. Ela avaliou positivamente a competência dos profissionais que aplicam as vacinas e o esquema de vacinação elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. “Estou bem e feliz em ter vacinado hoje. A gente tem que ser imunizado, então eu vim. A estrutura funciona, está bem organizada e bem conduzida”, disse.

Estruturação

Iniciada em 19 de janeiro, a imunização ocorre conforme o recebimento de doses e os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

A Prefeitura de Uberlândia tem realizado uma logística completa de vacinação, desde o cadastro, agendamento de vacinação com hora marcada, disponibilização de três locais de vacinação e atuação competente das equipes do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive com a imunização e acamados em domicílio.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data.  O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.