Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Saúde e Bem-estar > Vacinação especializada: Uberlândia é referência com CRIE
Saúde e Bem-estar

Vacinação especializada: Uberlândia é referência com CRIE

A presença ativa do CRIE em Uberlândia demonstra o avanço no atendimento de saúde especializado na região.

Lorena Marques
Por
Lorena Marques
Publicado 6 de junho de 2025, 9:01
Compartilhar

Acolhimento, atenção em saúde e cuidado individualizado. Este é o atendimento oferecido pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que disponibilizam vacinas do calendário nacional e imunizantes específicos para pessoas com condições clínicas especiais. Para fortalecer e ampliar esse serviço, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), investiu cerca de R$ 5,5 milhões na descentralização dos CRIE, apoiando os municípios na estruturação das unidades e aproximando o serviço dos usuários. Essa iniciativa integra a estratégia de regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais e contribui para o acesso mais ágil e equitativo aos imunizantes, especialmente para pacientes em situação de maior vulnerabilidade clínica, e Uberlândia se destaca nesse cenário.

ANÚNCIO

“Investir nos CRIE é fortalecer a espinha dorsal do SUS em Minas: a regionalização. É garantir que, onde houver um mineiro com necessidade especial de vacinação, haja também presença efetiva do Estado, com estrutura, profissionais preparados e resposta rápida“, destaca o vice-governador Mateus Simões. O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, reforça que vacinar pessoas com condições específicas vai além da proteção individual. “É um cuidado essencial que garante saúde, qualidade de vida e inclusão social. Os investimentos na ampliação desses centros demonstram o compromisso do Estado com uma saúde pública mais justa e acessível a todos“.

Uberlândia como polo de referência

Os CRIE funcionam em parceria com os municípios e contam com o suporte técnico da SES-MG. São unidades preparadas para atender pacientes com maior risco de adoecimento por condições de saúde específicas, sejam da rede pública ou privada. Até 2022, apenas três cidades contavam com o serviço: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia. Com os novos investimentos, foram criadas sete unidades macrorregionais, ampliando a cobertura e garantindo atendimento mais próximo. Uma oitava unidade está em fase de implantação em Três Corações.

Além de apoiar a estruturação física e operacional das unidades, o Estado é responsável pelo fornecimento e distribuição dos imunobiológicos especiais, acompanhamento da situação vacinal e monitoramento dos atendimentos. “Promovemos ainda capacitações regulares das equipes, com foco em um atendimento técnico e humanizado. Nosso objetivo é assegurar que cada paciente receba o cuidado adequado à sua realidade“, afirma a coordenadora estadual de Imunização da SES-MG, Josianne Gusmão.

ANÚNCIO

Digitalização e cuidado personalizado

Outro avanço é a digitalização do processo de solicitação de vacinas, em andamento desde 2024. A medida agiliza atendimentos e aproxima o serviço da população. Entre 2024 e 2025, 18.889 pessoas foram atendidas nos centros especializados do estado. Para pacientes com doenças crônicas ou condições que exigem atenção diferenciada, o acolhimento faz toda a diferença. A adolescente Ana Beatriz França vive com a doença de Crohn, condição inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal. Ela conta que chegou ao CRIE de Belo Horizonte ansiosa, pois o tratamento que realiza compromete suas veias, o que a deixava temerosa diante de procedimentos. “Estava muito nervosa, mas a equipe me acolheu e isso fez toda a diferença. Programaram minhas vacinas de forma gradual, para que eu fosse me acostumando. Isso me trouxe segurança“.

A mãe, Ana Paula França, destaca que o atendimento personalizado foi essencial desde a primeira visita. “Fomos acolhidas por uma médica que explicou tudo sobre as vacinas e os cuidados necessários. As enfermeiras foram carinhosas, esclareceram as reações possíveis e como agir“, afirma. Segundo Tatianne Carvalho, gerente do CRIE de Belo Horizonte, o atendimento é feito por demanda espontânea, por ordem de chegada, ou por encaminhamento médico com relatório justificando a indicação. “Nosso papel é adaptar o esquema vacinal à condição de cada paciente, sempre conforme os protocolos do Ministério da Saúde“, explica.

Além de aplicar imunobiológicos especiais, os CRIE são referência na investigação de possíveis eventos adversos pós-vacinação (Esavi), fortalecendo a segurança do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a confiança da população nas vacinas. “Monitoramos os Esavi, avaliamos a causalidade e a continuidade do esquema vacinal. Os dados são analisados pelo sistema nacional do Ministério da Saúde, contribuindo com a vigilância de lotes e a resposta a eventos raros“, diz Tatianne Carvalho.

ANÚNCIO

Os CRIE reforçam o compromisso de Minas com um SUS que reconhece as particularidades de cada cidadão. Mais que infraestrutura, representam dignidade, escuta e cuidado para quem enfrenta condições delicadas e, muitas vezes, encontram barreiras no acesso à saúde. “Quando o Estado investe em vacinação personalizada, está investindo em equidade e inclusão. É essa a direção que estamos fortalecendo“, afirma o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

A psicóloga Patrícia Naves Garcia em seu consultório, em pé atrás de uma mesa repleta de ferramentas terapêuticas.

Jornada da Heroína propõe novo olhar sobre o adoecimento feminino e o enfraquecimento masculino

Margareth Castro
Margareth Castro
11 de março de 2026, 19:38
Uma mulher elegante, usando uma roupa amarela com detalhes preto. Usando um cracha.

Especialista de Uberlândia participa do maior congresso mundial de dermatologia e estética

Margareth Castro
Margareth Castro
11 de março de 2026, 19:23

Governo de Minas aprova Estatuto de Doenças Raras e anuncia investimento de R$ 42,3 milhões

Lorena Marques
Lorena Marques
21 de outubro de 2025, 9:07
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?