Veja como agendar a vacinação contra brucelose em animais de Uberlândia

Prefeitura de Uberlândia disponibiliza gratuitamente médicos veterinários cadastrados pelo IMA para a vacinação

0
Anúncio

Neste ano, até o mês de abril, o programa “Sanidade Animal”, já beneficiou 60 produtores rurais e cerca de 175 animais com a imunização contra a brucelose, em Uberlândia. A vacinação em Uberlândia acontece por meio da Coordenadoria de Pecuária, Defesa e Educação Sanitária (CPDES) da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei), que disponibiliza ao produtor rural um médico veterinário e auxiliar devidamente cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a vacinação contra brucelose e marcação dos animais.

Os profissionais visitam as propriedades e realizam gratuitamente a vacinação, gerando economia ao produtor e garantindo a saúde pública da população. Para segurança do produtor e servidores, medidas de segurança como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento de ao menos 1,5 metros estão sendo aplicadas durante as visitas.

A imunização é realizada em fêmeas das espécies bovinas e bubalinas (búfalas) na faixa etária de 3 a 8 meses, em uma dose única, válida durante toda a vida do animal. Para ter legalidade junto aos órgãos competentes, o serviço deve ser feito por veterinários ou técnicos autorizados.

“A vacinação contra brucelose é obrigatória para todas as bezerras de 3 a 8 meses de idade que devem ser marcadas no lado esquerdo da cara com o algarismo final do ano de vacinação.  A vacina a ser utilizada nesta fase é a B19. Os machos não devem ser vacinados”, explicou a médica veterinária da Diretoria de Agropecuária, Distritos e Comunidades Rurais, Maria Teresa Nunes Pacheco Rezende.

Quais os procedimentos para vacinação do animal?

A brucelose é uma doença causada por bactérias que habitam, sobretudo, animais bovinos. Ela pode ser transmitida para os humanos quando, entre outros meios, há consumo de carne contaminada ou ingestão do leite não pasteurizado.

Solicite o serviço

Para agendar o serviço, os criadores interessados devem ligar no telefone (34) 3232-4336 ou ir até o anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, localizada na avenida das Gameleiras, nº 10, bairro Planalto. A aquisição da vacina fica a cargo do próprio produtor.