Um levantamento realizado pela EPR Triângulo acendeu um alerta sobre a segurança nas estradas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. De acordo com a pesquisa, um em cada quatro veículos pesados que circulam pelos trechos concessionados trafega com ao menos um ocupante sem o uso do cinto de segurança.
O estudo foi realizado em abril de 2026 por meio de observação direta nas cabines manuais de oito praças de pedágio distribuídas ao longo dos mais de 600 quilômetros administrados pela concessionária. O foco da análise foi identificar quantos veículos transitavam com uma ou mais pessoas sem utilizar o equipamento obrigatório.
Os números mostram um cenário preocupante nas rodovias da região. Entre caminhões, carretas e bitrens, 23,1% dos veículos observados apresentavam ocupantes sem o cinto de segurança. O ponto mais crítico foi registrado no km 514 da BR-365, em Monte Carmelo, onde 42% dos veículos pesados fiscalizados circulavam em situação irregular.
Nos veículos leves, os índices são menores, mas ainda considerados preocupantes pela concessionária. Segundo o levantamento, 9,4% dos carros, caminhonetes e vans passaram pelas praças de pedágio com pelo menos um ocupante sem utilizar o cinto, o equivalente a um em cada dez veículos.
Ausência do cinto aparece em 35% dos acidentes fatais
Além de configurar infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não uso do cinto de segurança tem impacto direto na gravidade dos acidentes.
Segundo dados da concessionária, entre 2025 e 2026, 35% dos acidentes fatais registrados nos trechos administrados pela EPR Triângulo tiveram a ausência do cinto como fator potencializador das mortes.
“A obrigatoriedade do cinto de segurança já tem quase três décadas, mas ainda vemos usuários que insistem em ignorar essa proteção essencial. O cinto não é apenas uma regra: é um dispositivo que salva vidas”, afirmou Fábio Schoba, gerente de Operações da EPR Triângulo.
Fiscalização e tecnologia reforçam segurança nas rodovias
Para tentar reduzir os índices, a concessionária atua em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais em ações de fiscalização e campanhas educativas nas rodovias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
As iniciativas ganharam reforço durante o Maio Amarelo, movimento internacional voltado à conscientização para redução de acidentes de trânsito.
Além das campanhas educativas, a EPR Triângulo informou que vem ampliando os investimentos em tecnologia e infraestrutura. Câmeras equipadas com Inteligência Artificial foram instaladas em pontos estratégicos próximos aos municípios de Uberlândia, Nova Ponte e Monte Carmelo para auxiliar na identificação de infrações graves.
A concessionária também destacou ações contínuas de manutenção viária, reforço da sinalização, iluminação de trevos e implantação de novos dispositivos de segurança ao longo das rodovias concedidas.
“Seja por meio de campanhas educativas, investimentos tecnológicos ou obras de melhoria, trabalhamos com o propósito de cuidar das pessoas. Nosso foco é promover mudanças que contribuam para salvar vidas”, destacou Alejandro Radice, diretor-executivo da EPR Triângulo.

