O governo de Minas Gerais reforçou o sistema de segurança pública nesta segunda-feira (27/4). Durante solenidade em Belo Horizonte, o governador em exercício, Mateus Simões, realizou a entrega de 69 novas viaturas e diversos equipamentos para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A Polícia Militar destinará os novos veículos Citroën C3 Aircross ao policiamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado. Além disso, a Academia de Polícia Militar (APM) utilizará nove unidades para o treinamento de novos cadetes. No total, o reforço na frota beneficia 55 municípios mineiros.
“Nós estamos entrando em um período muito feliz para a Polícia Militar, em que a gente conseguiu superar uma deficiência de equipamentos que tínhamos ao longo dos últimos 15 anos. Continuamos entregando viaturas para expandir uma cobertura com carros de qualidade”, destacou Mateus Simões.
Tecnologia e proteção para os policiais
Além dos veículos, a corporação recebeu 2.794 coletes balísticos, cem telas interativas e 980 rádios de comunicação modernos. Parte desses itens foi adquirida com recursos do Tesouro Estadual e do Acordo de Reparação de Brumadinho. Em contrapartida, as viaturas somam um investimento de R$ 9 milhões provenientes de emendas parlamentares federais.
O comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, ressaltou que a parceria institucional é fundamental para o sucesso das operações. De acordo com ele, os novos equipamentos aumentam a segurança dos militares e a capacidade de resposta rápida para a população mineira.
Entre as cidades beneficiadas com o novo lote de veículos está Uberlândia. Além disso, a lista também inclui municípios como Barbacena, Divinópolis, Varginha e Muriaé. Nesse sentido, vale lembrar que, desde 2019, o Governo de Minas já entregou mais de 5,3 mil viaturas e investiu pesado na modernização tecnológica das forças de segurança.
Dando continuidade a esses investimentos, a partir do dia 22 de maio, 3 mil novos soldados entrarão em serviço. Dessa forma, esses agentes já atuarão nas ruas com kits completos de proteção e armamento moderno, garantindo a manutenção da redução dos índices criminais em todo o estado.

