Minas Gerais ultrapassou a marca de mil pontos de carregamento para veículos elétricos. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o estado soma 1.317 eletropostos públicos ou semipúblicos. Este número crescente acompanha o avanço da frota eletrificada, que já totaliza 39.472 veículos no território mineiro. O avanço é significativo: a cidade de Uberlândia se destaca na segunda posição estadual, com 102 eletropostos ativos.
A capital Belo Horizonte lidera o ranking estadual com 234 unidades. Contudo, o desempenho de Uberlândia se destaca. O município do Triângulo Mineiro, com seus 102 pontos de recarga, demonstra que o crescimento da eletrificação está se espalhando pelo estado. Em âmbito nacional, Minas Gerais ocupa a quarta posição, contribuindo com 7,8% do total de eletropostos do Brasil.

O fenômeno da interiorização dos carros elétricos
A tendência de crescimento de eletropostos no interior mineiro chama a atenção dos especialistas. Davi Bertoncello, diretor de comunicação da ABVE, aponta um “fenômeno próprio do Estado”. Ele explica que “A eletrificação em Minas segue uma particularidade específica de interiorização dos carros. Ela cresce de forma horizontal e interiorizada, sem necessariamente que a capital impulsione esse movimento”.
As vendas de veículos eletrificados em Minas Gerais cresceram 248% em setembro deste ano, comparadas ao mesmo mês de 2023. A ABVE relaciona esse boom à maior oferta de modelos, ao aumento da confiança do consumidor e, principalmente, ao fortalecimento da infraestrutura de recarga em cidades polo como Uberlândia.
As informações são do portal Diário do Comércio.


