Um tremor de terra de magnitude 2.8 graus na escala Richter foi registrado em Planura, no Triângulo Mineiro. O abalo sísmico aconteceu na manhã de domingo (5), por volta das 9h. A Rede Sismográfica Brasileira registrou o evento em suas estações sismográficas. Contudo, não há informações de que a população tenha sentido o tremor. O epicentro ficou na zona rural da cidade.

Minas Gerais é líder em abalos sísmicos
Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns. Pelo contrário, o estado brasileiro detém o maior número de abalos sísmicos registrados no país.
A cidade de Frutal, também no Triângulo Mineiro, registrou cinco tremores entre 1º e 16 de fevereiro, todos de baixa magnitude (entre 1.9 e 2.4 graus). O maior abalo na cidade foi de magnitude 4, registrado em 18 de junho de 2024.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também registrou o evento de Planura neste domingo (4). O abalo teve baixa intensidade e não há relatos de danos.
Entenda a Escala Richter
A escala Richter mede a energia liberada por terremotos. Eventos como o registrado em Planura, abaixo de 3 graus, são considerados leves. Geralmente, eles não causam danos, embora moradores próximos ao epicentro possam senti-los.
Abalos entre 3 e 5 graus já podem ser percebidos por mais pessoas, podendo provocar pequenos impactos estruturais. Já tremores a partir de 6 graus são raros no Brasil, mas causam destruição em locais de maior atividade sísmica.


