A equipe do Pontal em Foco foi em busca de informações de especialistas em aviação, Pilotos e Instrutores de voou e etc…
Foi muito dito por leigos no assunto que a causa da tragédia teria sido falha humana, porém a versão de conhecedores de aviação contrária isso. Pilotos da cidade que conheciam os dois dizem que jamais após uma decolagem eles iriam fazer uma manobra de risco como foi informado.
O Comandante Carlos Vilas Boas tinha muitas horas de voou, e muita experiência com vários tipos de aeronaves; Dr Claiber Vieira Borges tinha autorização para pilotar, e consequentemente sabia dos riscos de uma manobra com baixa altitude.
Segundo algumas testemunhas conhecedoras de aviação, após a decolagem a aeronave fez um (voou rasante) alinhado com a pista e logo depois fez uma (reversão). Essas duas manobras não são consideradas de Alto risco, e para muitos profissionais da área é perfeitamente normal que o faça.
Após a (Reversão) as testemunhas não ouviram falha no motor, mas sim um stol repentino que é a perda de sustentação. O que é mais impressionante é que no momento da manobra o avião estava quase em (velocidade de cruzeiro), ou seja, muito rápido e apto a fazer a manobra.
Todos os especialistas que falamos dizem que a maior probabilidade e (Pane de Célula) que na aviação significa falha na aerodinâmica do Avião, pode significar o travamento de um estabilizador por exemplo.
Depoimento de um Piloto Amigo: (Há muito tempo sou Piloto e conheço os dois, e o jeito de voar que cada um tinha, jamais iriam tentar uma manobra naquela altura! Eram duas pessoas extremamente responsáveis e não brincavam com avião…)