A prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou o novo Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), que revelou que a situação da dengue ainda preocupa, apesar de ser o mais baixo índice registrado dos últimos anos, para o período.
O índice, que foi de 7,7%, é considerado de alto risco, mas se comparado ao de janeiro de 2010, que foi de 8,0%, de 2011, 8,7%, e em 2012, de 12%, demonstra que o trabalho de prevenção e combate, apesar de não ser o ideal, vem mostrando uma redução considerável.
O grande problema da dengue ainda está dentro das residências, prova é que 43,5% dos focos foram encontrados em depósitos móveis (que podem ser vasos e pratos de plantas, bebedouro de animais, etc…). Os depósitos fixos, como calhas, ralos, sanitários em desuso, entre outros, ficaram com 25,1% dos focos, e o lixo e outros resíduos sólidos ficaram com 20,4% dos focos.
Segundo o Coordenador do CCZ, Antônio Carlos, a população ainda não se conscientizou de como é importante fazer sua parte para prevenir a dengue; “Novamente o resultado do LIRAa mostrou que a população ainda não está fazendo sua parte como deveria. Ações e medidas simples evitam muitos transtornos é podem salvar vidas. O Centro de Controle de Zoonoses tem feito sua parte, contudo enfrentamos algumas dificuldades para realizarmos os trabalhos dentro das residências, que é onde está a maior parte do problema. Nosso trabalho seria mais eficiente se a população colaborasse. Se cada um fizer sua parte, vamos conseguir vencer essa guerra contra a dengue”, afirmou.
Se você encontrar objetos e locais que possam se transformar em criadouros do mosquito, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500. Seja um voluntário na luta contra a dengue.
Fonte: Ascom/ITBA