Mutirão de limpeza retoma atividades em Ituiutaba

    A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua a luta contra a Dengue na cidade. Apesar de os índices serem os menores dos últimos anos, segundo os dados do último Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), casos e notificações preocupam.

    Os trabalhos serão iniciados nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, pelo bairro Sol Nascente, visando recolher materiais que podem vir a ser criadouros do mosquito. Vale lembrar que este é um trabalho emergencial de combate e a prefeitura não tem responsabilidade sobre lixo e entulho que se aglomeram nas residências, já que existe no município coleta de lixo regularmente, e para os outros tipos de entulho, há várias empresas habilitadas a fazer esta coleta e levar estes resíduos a locais adequados.

    Como foi apontado no LIRAa, o maior problema persiste e continua dentro das residências, onde os moradores deveriam ter maior atenção, prova é que 43,5% dos dos focos foram encontrados em depósitos móveis (que podem ser vasos e pratos de plantas, bebedouro de animais, etc). Os depósitos fixos, como calhas, ralos, sanitários em desuso, entre outros, ficaram com 25,1% dos focos, e o lixo e outros resíduos sólidos ficaram com 20,4% dos focos.

    Segundo o Coordenador do CCZ, Antônio Carlos, a população ainda não se conscientizou de como é importante fazer sua parte para prevenir a dengue; “Vamos iniciar o “Mutirão de Limpeza” e percorrer os bairros da cidade, fazendo um trabalho emergencial recolhendo todo tipo de material que possa vir a se tornar um possível criadouro, mas, em experiência em outras ações, se passarmos nestes locais, novamente vamos encontrar o mesmo tanto de entulho, se não mais. A população tem que ter em mente que ações simples evitam muitos transtornos e podem salvar vidas. O Centro de Controle de Zoonoses tem feito sua parte, contudo enfrentamos algumas dificuldades para realizarmos o trabalho dentro das residências, que é onde está a maior parte do problema. Nosso trabalho seria mais eficiente se a população colaborasse. Volto a afirmar que, se cada um fizer sua parte, vamos conseguir vencer essa guerra contra a dengue”, afirmou. Se nas proximidades de sua casa tem locais que possam se transformar em criadouros do mosquito, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500. Seja um voluntário na luta contra a dengue você também.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile