Durante a madrugada desta terça-feira, 22 de janeiro, após uma denuncia anônima via 190, Policiais Militares em Monte Alegre de Minas, foram fazer a averiguação de que um homem que aparentava ter em torno de 50 anos estava em atitudes suspeitas em frente a uma agência do Banco do Brasil naquela cidade. Relatou também o denunciante que um veículo VW/Gol de cor prata havia passado varias vezes no local e inclusive fizera contato com o outro individuo que estava em frente àquela agência bancaria.
Durante a averiguação da denúncia a Guarnição PM se deparou com o veículo em atitude suspeita na área central daquela cidade, perto do individuo denunciado em frente ao Banco do Brasil. De imediato, visando ação preventiva, a Guarnição PM tentou efetuar a abordagem do veiculo. Ao ser iniciada tal ação, utilizando sinais sonoros e visuais da viatura policial, os indivíduos ao notarem que seriam abordados iniciaram fuga pelas ruas da cidade não acatando as ordens dos militares, imediatamente foi iniciado o acompanhamento visual ao veículo que empreendia fuga e que inclusive efetuaram disparos de arma de fogo contra a Guarnição PM (foi visualizada uma arma cromada durante os disparos realizados). Retornando para a cidade, o veículo, sempre em alta velocidade, chocou-se contra o meio fio em frente a Delegacia de Polícia Civil onde, 02 indivíduos saíram correndo de dentro do veículo saltando os muros das residências vizinhas. No interior do veículo foi apreendido um menor de 16 anos e ao verificar nos sistemas foi constatado que o veiculo VW/Gol de cor prata utilizado por eles, com placa de Divinópolis/MG, é produto de crime (roubo) na cidade de Uberlândia na data de 13 de janeiro de 2013.
Foi realizado o cerco do quarteirão onde foram visualizados no teto de uma das residências um dos autores e que com a chegada do reforço das cidades vizinhas (Ituiutaba, Uberlândia) foi realizado varredura nos imóveis, após algumas horas logramos êxito em localizar os dois indivíduos, no interior de uma caixa d’água em um dos imóveis. Com os indivíduos foi localizado duas mochilas, sendo a mochila marrom estava com o artefato explosivo e duas tocas ninjas.
Apos a prisão todos afirmaram que o explosivo foi fabricado por um deles e que seria usado para explodir algum caixa eletrônico. Eles pretendiam explodir os terminais de alto atendimento do Banco do Brasil e/ou Banco Bradesco conforme relatado pelos conduzidos que, segundo eles, estavam analisando qual seria a melhor opção.
No interior do veiculo foi localizado uma alavanca de ferro que seria utilizada para abrir o compartimento do terminal para colocação do explosivo. Ate o encerramento da ocorrência a arma de fogo usada pelos autores ainda não havia sido localizada.
Um quarto elemento que estava de “olheiro” em frente ao Banco do Brasil evadiu não tendo sido localizado.
Assim sendo, foi dada voz de prisão aos autores e de apreensão ao menor que foram conduzidos ate o pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Monte Alegre de Minas onde foram atendidos pelo medico de plantão e em seguida apresentados na Delegacia de Polícia Civil daquela cidade.