Bairro Sol Nascente recebe mutirão contra a Dengue

    Nesta sexta-feira (25), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, representada pelos integrantes do PSF Sol Nascente e do Centro de Controle de Zoonoses, realizaram um mutirão contra a Dengue naquele bairro. O objetivo da iniciativa foi o de, não somente realizar a coleta de materiais que acumulam água podendo servir de depósito para as larvas do Aedes Aegypti, como também de incentivar a população quanto à sua preponderância na prevenção e combate desses focos.

    Com uma extensa programação, que incluiu mobilizações e campanhas informativas, palestras em instituições, Forças Tarefa, com trabalho de campo recolhendo materiais propícios ao acúmulo de água, bem como no combate efetivo ao Aedes, por meio do Fumacê e Dengue Móvel, além de atendimento ostensivo em bairros com casos de suspeita da doença, o CCZ tem realizado um trabalho que não deve ser desmerecido e, na maioria dos casos confirmados, observa-se que a população não tem feito sua parte, deixando expostos entulhos em seus quintais que oferecem condições apropriadas para o desenvolvimento do mosquito.

    Durante o mutirão contra a Dengue do bairro Sol Nascente foram recolhidos centenas de materiais em residências e, em vários casos, foram identificados berçários do Aedes Aegypti, o que confirma que o cidadão infelizmente não tem a dimensão da importância da sua fundamental participação na luta contra a Dengue. Mais uma vez é preciso lembrar que com gestos simples, que não tomam tempo demasiado dessas pessoas, é possível sim dar um basta nesta doença, que causa incômodos desnecessários, podendo até levar o paciente a óbito em casos mais graves.

   De acordo com o coordenador do CCZ, Antônio Carlos, é preciso que a população faça o que é de sua responsabilidade, mantendo os quintais limpos e informando o CCZ sobre possíveis focos de proliferação do mosquito, para que se possam ser tomadas as medidas adequadas.

    Para a coordenadora dos PSFs, Joliane Motta, a iniciativa de realizar os mutirões, que devem acontecer em bairros predeterminados, com maior intensidade nos meses chuvosos, é enfatizar um trabalho de saúde pública com o objetivo de estagnar os casos de Dengue no município, e ainda realizar de forma intensificada as atividades de prevenção, conscientização e combate ao mosquito, em conjunto com a população. “Estaremos realizando esses mutirões, juntamente com os agentes do CCZ, em vários bairros da cidade nas próximas semanas. Provavelmente, o bairro seguinte a receber a visita da equipe do mutirão será o Alvorada”, comentou Joliane.

     O secretário de Saúde do Município, João Foch, que também participou do evento, aproveitou para ver de perto como se configura a situação da Dengue em Ituiutaba, com ênfase na captura e destruição de seus focos nas residências. Para o secretário, o papel da comunidade é importantíssimo e, para que maiores problemas sejam evitados, é necessário a participação efetiva da população no controle da proliferação da doença. “O trabalho do CCZ no combate à Dengue necessita da complementação popular no sentido de manter seus suas residências bem cuidados, eliminando os possíveis criadouros do Aedes. Os moradores que suspeitarem de focos e não tiverem acesso a residências fechadas ou terrenos baldios que ofereçam condições para o mosquito depositar seus ovos, podem entrar em contato com o CCZ, para que se possam ser tomadas as providências cabíveis em cada caso especifico”, lembrou o secretário.

    Para maiores informações o Centro de Controle de Zoonoses está à disposição da comunidade, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500. Seja um voluntário na luta contra a Dengue você também. Sua participação é imprescindível na erradicação dos focos desta doença em Ituiutaba.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile