Com 591 notificações de dengue chega em Ituiutaba o Teste Rápido NS1


Ações de combate e prevenção continuam sendo aplicadas constantemente pelo CCZ para combater a Dengue 

            Desde o início do mês de janeiro, quando foi divulgado o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti, o LIRAa, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Ituiutaba já trabalham com diversas ações de combate e prevenção da Dengue.

           Com o índice de 7,7% do LIRAa, o menor dos últimos 4 anos, janeiro de 2013 fecha com, aproximadamente, 205 casos confirmados de dengue, e 591 notificações. Entre as medidas tomadas pelo CCZ estão as visitas dos agentes às residências, os bloqueios vetoriais, as ações em conjunto com os PSFs, para conscientização, e o fumacê, que percorre, ainda esta semana, parte do Centro, o Setor Sul e parte do bairro Natal.

            Não é difícil, mesmo com os números elevados, flagrar irresponsabilidades por parte da população. Segundo os agentes que trabalham no setor, ainda é possível ver lixo sendo descartado em locais impróprios, sujeira acumulada nos quintais, descuido em vasos de plantas e bebedouros de animais e até mesmos em banheiros em desuso nas residências. Foram estes, novamente, os fatores que levaram o LIRAa e os casos de Dengue no município aos patamares de hoje.

           Segundo o Coordenador do CCZ, Antônio Carlos, os trabalhos continuam de forma intensificada; “Depois da contratação dos novos agentes, intensificamos o trabalho, mas a população parece não ter se dado conta de que é fundamental na prevenção e no combate à Dengue. Hoje, de cada 10 focos, 8 ficam dentro das residências, segundo os dados do último LIRAa” afirmou.

           Para agilizar o diagnóstico e, em consequência o tratamento da Dengue, deve começar nos próximos dias, no Pronto Socorro Municipal, o “Teste Rápido NS1”. A novidade é que agora o exame é feito dentro do município e o resultado, que antes demorava mais de 15 dias para chegar, com o novo método, o paciente terá o resultado em pouco mais de 24 horas.

          Segundo o secretário municipal de Saúde, João Foch, a população precisa se conscientizar e ajudar no combate à Dengue; “Nosso trabalho só será completo e efetivo, se contarmos com o apoio da população tijucana”.

          Para maiores informações, o Centro de Controle de Zoonoses está a disposição, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500. Vamos unir forças e vencer a luta contra a Dengue.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile