Representantes da SMEEL e SRE participam de reunião sobre o IDEB

Foto ASCOM Ituiutaba

Estiveram representando a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, a secretária de Educação, Lázara Maria Moraes e a professora, Maria Faria, além da coordenadora do CEMAP, Abgail de Paula e a Superintendente Regional de Ensino, Ises Maria Gomes Cintra, nas reuniões que aconteceram nas Escolas Municipais Ildefonso Mascarenhas da Silva e Aureliano Joaquim da Silva (CAIC), para apresentação dos números do IDEB.

A última quarta-feira, 6 de março, foi o dia escolhido para a divulgação, que aconteceu de forma simultânea em todas as escolas da rede municipal de ensino, dos resultados obtidos no IDEB. As solenidades contaram com as presenças dos corpos docente e discente das instituições, representantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFU), programa que tem por objetivo geral incentivar a formação de professores para a educação básica, especialmente para o ensino médio, além de familiares de alunos e comunidade em geral.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.
O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
Assim como o PISA, que é um programa que mede o rendimento dos alunos no mundo, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, surgiu no Brasil para atender o Plano Nacional de Educação (PNE). O Plano definiu grandes metas para a educação, indicando grandes desafios para a melhoria da educação nacional.
O município tem IDEB 5.0, e as nossas escolas têm crescido nesses números como o verificado nos demonstrativos. Para se ter uma ideia, a Escola Mascarenhas, por exemplo, obteve a nota 7.0 no IDEB, para os alunos do 5º ano do ensino Fundamental.
Fonte: Ascom

____________________________________________________________

Veja mais:

Mais cinco mil casas no maior projeto habitacional da história de Ituiutaba

Lideranças aguardam licitação da BR 154 para 15 de março

Mototaxistas e motofretistas terão curso gratuito em Ituiutaba

Instituições de ensino da rede municipal desenvolvem projetos

Veículos para Transporte Escolar começam a receber o “Selo de Vistoria”

Vários pontos da cidade estão recebendo o serviço que, com a estiagem, deve ser intensificado nos próximos dias


Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile