- ANÚNCIO -

Homem é atingido por raio durante pescaria em Santa Vitória e sobrevive

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Um homem de 39 anos sobreviveu após ser atingido por um raio às margens do Rio Paranaíba, a 4 Km no distrito de Perdilândia, município de Santa Vitória (MG), no último sábado (9).

Segundo informações, o incidente aconteceu quando João Maria participava de uma pescaria com um amigo. Na hora do ocorrido, o homem estava dentro da água, quando recebeu uma descarga do raio nas costas. Por conta do impacto ele caiu na lama e os braços ficaram adormecidos e sem movimento.

“Foi voltando aos poucos. Na hora, pensei que iria morrer, mas, graças a Deus sobrevivi”, disse. João Maria foi socorrido pelo amigo e encaminhado ao Hospital Genésio Franco de Moraes, em Santa Vitória. Ele foi liberado na manhã de domingo e passe bem.

Cemig alerta para riscos durante período chuvoso

Raio deixou várias escoriações pelo corpo da vítima

A Cemig alerta para os riscos devido a alta incidência de raios a partir desta época do ano. Durante o período chuvoso, que começa em setembro e vai até de abril, ocorre um grande aumento na incidência de descargas atmosféricas, ventanias e tempestades.

Esses fenômenos podem colocar em risco a segurança da população e o fornecimento de energia para os consumidores, além de trazer prejuízos como a queima de aparelhos eletrônicos. Minas Gerais é um dos Estados que mais registram a ocorrência de raios no Brasil. Atualmente, Minas está na quarta colocação do ranking nacional, com média anual de 1,05 milhão de descargas atmosféricas.

De acordo com Arthur Chaves, hidrometeororlogista da Cemig, essa posição se deve à extensão geográfica do estado, que é a quarta maior do Brasil, com mais de 586 mil km².

Proteção

O consumidor também deve estar atento para não ser atingido diretamente por descargas atmosféricas, procurando se abrigar durante as chuvas e mantendo-se distante de árvores ou grades metálicas.

A Cemig protege seu sistema elétrico por meio de para-raios de baixa e média tensão, instalados em todos os transformadores da rede de distribuição. Porém, as sobretensões na rede, provocadas por raios, podem incidir diretamente próximo às ou nas próprias instalações dos consumidores ou, ainda, penetrar por outras vias que não a rede elétrica.

Dessa forma, a Cemig recomenda que os consumidores também tomem medidas para proteger suas instalações.

Fonte: Correio de Uberlândia


Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile