O segundo LIRAa 2013 ainda mostra que Ituiutaba continua em alto risco, com 6,7%, queda de 1%, se comparado com o resultado anterior.
Os resultados do segundo Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), que é realizado pela Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), revelou novamente, que o quadro de infestação ainda não se modificou muito com relação ao último divulgado.
O índice divulgado em Janeiro, que foi de 7,7%, é considerado de alto risco, contudo o resultado de março, apesar dos esforços do poder público, continuou alto e está em 6,7%. Apesar de todos hoje em dia terem conhecimento sobre a Dengue e seus perigos, a população ainda não está agindo de forma correta, quando tratamos de prevenção à doença, prova disso é que de cada 10 focos encontrados pelo menos 9 estão dentro das residências.
Um levantamento após o outro e o grande problema ainda está dentro das residências, 32,4% dos focos foram encontrados em depósitos móveis (que podem ser vasos e pratos de plantas, bebedouro de animais, etc…). Os depósitos fixos, como calhas, ralos, sanitários em desuso, entre outros, ficaram com 15,0% dos focos, e o lixo e outros resíduos sólidos ficaram com 37,6% dos focos.
Na tentativa de combater a Dengue, Ituiutaba conta com duas caminhonetes de Fumacê, que percorrem os pontos críticos da cidade, com a visitação dos agentes do CCZ em parceira com os agentes dos PSFs, com o mutirão de limpeza além das ações de educação em saúde, que são as visitas a escolas e empresas.
Para reforçar o trabalho, a Força Tarefa, que é um auxílio do Governo Estadual aos municípios no combate à Dengue, está na cidade há uma semana, com mais 53 agentes intensificando os trabalhos, e nesta sexta-feira, dia 15 e sábado, dia 16 vai estar na Praça Cônego Ângelo, na Avenida 9 entre as Ruas 20 e 22, o Dengue Móvel e o Dengômetro, onde serão trocados garrafas pets, latinhas e pneus, por lápis, borracha e caderno, sendo que 3 garrafas pets valem um lápis, três latinhas, uma borracha e 1 pneu, um caderno.
Para maiores informações o Centro de Controle de Zoonoses está à disposição é só ligar e tirar suas dúvidas, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500.