UFU terá o 1º vestibular integrado com o sistema de cotas sociais e raciais

Orosimbo de Almeida Rego explicou detalhes sobre o vestibular.

 

Pela primeira vez, o vestibular convencional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será realizado integrado ao sistema de cotas sociais e raciais previsto pela nova legislação que vigora no país. As inscrições, que poderão ser feitas pelo site de ingresso da UFU (www.ingresso.ufu.br), começarão em 8 de abril e vão até o dia 22 do mesmo mês. E nos dias 22 e 23 de junho e 13 e 14 de julho vão ocorrer, respectivamente, as provas da primeira e segunda fases do processo seletivo do segundo semestre de 2013, que será iniciado em 21 de outubro devido ao calendário reformulado após a greve de 2012.

O vestibular da UFU, que teve o edital publicado na última sexta-feira (15), deve oferecer mais de 1,4 mil vagas nos campi de Uberlândia, Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba. Outras informações, como a quantidade precisa e detalhada de cursos e vagas, não estavam disponíveis até o fechamento desta edição porque o “Manual do Candidato”, que traz especificidades, não havia sido publicado ainda, pois a equipe ainda trabalhava para adaptar o processo seletivo à lei de cotas. A previsão era de que, a partir de hoje, o guia estivesse disponível para consulta pública no site de ingresso da UFU.

Já é a segunda vez que a UFU decide aplicar o vestibular convencional para a segunda fase desde que a instituição aderiu, em 2011, integralmente ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) como principal método de entrada na instituição. A situação, segundo o diretor da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) da UFU, Orosimbo Andrade de Almeida Rego, é explicada pela não realização de duas edições anuais do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), prova necessária para ranquear o candidato pelo Sisu, de acordo com o previsto pelo Ministério da Educação (MEC).

Ainda conforme o diretor, não é possível dizer que a instituição voltou a considerar o vestibular convencional como forma definitiva de ingresso para os segundos semestres. “O Conselho Superior Universitário (Consun) e o Conselho de Graduação (Congrad) decidem como será o método de cada processo. No ano que vem, pode ser que optem por outro modelo ou não”, disse Orosimbo Rego.

74% das vagas já estão preenchidas

As vagas disponibilizadas para o primeiro semestre de 2013 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cujas aulas começam em maio, ainda não foram totalmente preenchidas, mas o nível de ocupação já ultrapassa os 70%. No dia 22 de fevereiro, reportagem do CORREIO de Uberlândia mostrou que 978 dos 2.148 postos, apontando para 46% do total, não haviam sido ocupados. Agora, segundo relatório emitido ontem pela Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) da UFU, o preenchimento já atinge 1.596 vagas, ou seja, 74% do total.

Fora as duas chamadas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), ao menos três feitas pela lista de espera da instituição já ocorreram e mais oito, até junho deste ano, estão programadas ainda para o primeiro semestre letivo, segundo o diretor da Dirps, Orosimbo Andrade de Almeida Rego. “Durante esse processo, há oscilações no preenchimento das vagas, pois as pessoas acabam desistindo antes de fazer a matrícula. Por isso, é ideal que aqueles interessados e que estão na lista de espera acompanhem pelo site de ingresso”, disse.

Postos não ocupados serão divulgados

O edital para ingresso nas vagas ociosas disponíveis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) por meio de transferência interna e externa já foi publicado. Essas vagas são ocasionadas por falecimentos e abandonos dos alunos, entre outros motivos.

A quantidade de vagas ociosas e os cursos aos quais elas se referem ainda serão divulgados na quinta-feira (21), pelo site www.ingresso.ufu.br controlado pela Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) da UFU. Após os processos de transferências, os postos que ainda sobrarem serão colocados à disposição para portadores de diploma.

Vestibular UFU – 2013/2

Método: convencional com primeira fase de questões fechadas e segunda abertas

Quando: 1ª fase – 22 e 23 de junho | 2ª fase – 13 e 14 de julho

Onde: campi Uberlândia, Monte Carmelo, Ituiutaba e Patos de Minas para todas as fases – somente para a primeira, além desses locais, ainda em Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO)

Vagas, cursos e outros detalhes no site da UFU: www.ingresso.ufu.br/

Fonte: Correio de Uberlândia


Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile