A Seretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através das atividades de promoção social desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), tem realizado um trabalho de defesa dos direitos da gestante, bem como todo um acompanhamento de saúde e emocional, a fim de levar até essas pessoas os procedimentos básicos do pré-natal e do pós-parto.
O programa de acompanhamento à gestante, denominado “Projeto Bem Estar Gestante”, do Cras Ipiranga, que é desenvolvido todas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h, e está sob a coordenação de Carla Fontoura, atende atualmente a nove gestantes, que têm no projeto, os vínculos de convivência em grupo garantidos, bem como acompanhamento psicológico e de valorização do ser humano.
As participantes do “Projeto Bem Estar Gestante”, em média 30 por Cras a cada ano, também são as responsáveis pela confecção de seus enxovais, que são fabricados com a monitoria de costureiras e professoras de crochê.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Sônia Corrêa do Carmo, os projetos de valorização do ser humano, desenvolvidos pela prefeitura de Ituiutaba, têm se caracterizado como uma importante ferramenta de resgate da dignidade das famílias carentes do município. Ainda de acordo com a secretária, as gestantes, por se encontrarem numa situação tão especial, merecem todo o respaldo dos órgãos competentes, para que tenham seus direitos garantidos, bem como condições adequadas de conduzirem sua gestação até a hora do parto.
Fonte: Ascom