Programa Municipal de Combate à Tuberculose promoveu sensibilização

Foto: Ascom Ituiutaba

O dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração, e sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local, buscando envolver toda sociedade na luta contra esta enfermidade.

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, realizou uma sensibilização com os técnicos de enfermagem e agentes que atuam no Programa Saúde da Família, PSF, pois estas são as equipes que trabalham diretamente com a população, então podem atuar ajudando no diagnóstico e orientando no tratamento da doença.

Em Ituiutaba, durante o ano de 2011, foram 27 casos, em 2012 este número caiu para 17 novos casos registrados da doença e, de acordo com a coordenadora do programa, Wilslaine Dutra Garcia, casos de tuberculose têm um agravante, pois, muitas vezes, o paciente demora a procurar atendimento por confundir os sintomas com outros de doenças respiratórias.

Palestrou aos participantes, Dr. Lúcio Martins Vilela, pneumologista e tisiologista, que é o médico que atende o Programa Municipal. Entre os temas abordados estiveram os sintomas, os órgãos mais atingidos pela doença, a forma de diagnóstico e os meios de tratamento.

Para trabalhar com a prevenção e o tratamento, o Programa Municipal de Combate à Tuberculose tem sede na Unidade Mista de Saúde 1 – Carlos Modesto dos Santos, contudo, todos os Programas de Saúde da Família (PSFs) de Ituiutaba estão aptos a fazerem o atendimento.

Mais informações sobre a Tuberculose podem ser obtidas pelo telefone (34) 3268-1635.

Fonte: Ascom

 

Neste sábado tem a “2° Caminhada do Dia Mundial da Água”

Crianças recebem atendimento de saúde na escola

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no perímetro urbano

Mais de 45 toneladas de lixo foram retiradas de residências 

Policiais da 9ª Região da Polícia Militar participam do XI Encontro de Policiais Feminino


Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile