Escritor revive histórias e conta causos da cidade de Santa Vitória

Em uma cidade com pouco menos de 20 mil habitantes não é incomum todo mundo saber sobre tudo. As histórias, principalmente as mais engraçadas e pitorescas, acabam se espalhando ao vento e, de pessoa em pessoa, ganham outras interpretações, como na tradicional história do telefone sem fio.
Para que estes casos e causos não se percam com o tempo, o jornalista Márcio José da Silva, natural e morador de Santa Vitória (MG), a 210 km de Uberlândia, passa tudo que acontece na terra natal para o papel. Primeiro foi com a publicação “Contos Pitorescos de Santa Vitória”, de 2010 e, dessa vez, com “O Pescador de Tatu” (Editora Egil, 146 páginas, R$ 20), que terá lançamento hoje na Casa da Cultura, em Uberlândia.
Na nova obra Silva dá continuidade aos fatos que aconteceram na cidade com várias personalidades como prefeitos, padres, radialistas, professores, entre outros. A divulgação dos nomes das “vítimas”, como o próprio escritor se refere aos personagens, foi cuidadosamente autorizada pelos familiares, já que algumas histórias têm mais de 80 anos. “Deu trabalho, porque fui de casa em casa fazendo isso, mas muitas famílias nos procuram para contar alguma coisa”, afirmou o jornalista.
Entre os contos, por exemplo, está o de um radialista que ao iniciar a programação teria que divulgar uma nota de falecimento. Acontece que ao fazer o convite para o sepultamento que seria às 11h, o relógio já marcava 11h40. Ciente do erro, o radialista soltou “Como em Santa Vitória tudo atrasa, se correr para o cemitério ainda dá tempo de acompanhar o enterro”.
Resgate Histórico
A intenção do jornalista e escritor Márcio José da Silva é dar continuidade ao trabalho de resgate histórico de Santa Vitória. Ele já trabalha na terceira edição do livro de contos.
Com a comemoração dos 65 anos da cidade mineira, emancipada de Ituiutaba em 27 de dezembro de 1948, Silva pretende ainda lançar neste ano uma revista com fotos e histórias da cidade, como as primeiras ruas e moradores. O material para a edição comemorativa, segundo Silva, vem sendo pesquisado e catalogado desde 1993.
Serviço
O livro “O Pescador de Tatu”, de Márcio José da Silva, será lançado hoje, das 17h às 21h, na Casa da Cultura: praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho. O livro será vendido no local por R$ 20 e depois pode ser encomendado pelo email marciojose_pt13@hotmail.com.
Fonte: Correio de Uberlândia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile