- ANÚNCIO -

Em Ituiutaba mais um passo foi dado rumo à estadualização da FEIT/UEMG

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Audiência Pública contou com a participação de diversas autoridades, representantes da Fundação, alunos e população tijucana em geral

2

A Câmara Municipal de Ituiutaba, na noite da última segunda-feira, dia 22, sediou uma importante Audiência Pública, que versou sobre o tema da Estadualização da Fundação Educacional de Ituiutaba.

Comandada pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, que esteve acompanhado do prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, e dos Deputados Zé maia e Romel Anízio, o Romão, a audiência tomou completamente as dependências do plenário, e parte do público teve de se acomodar externamente onde um sistema de som com telão transmitia ao vivo a reunião.

Entender o processo da estadualização, bem como isso afetará os diferentes seguimentos, desde os alunos e professores até funcionários que vivem da instituição, foram as principais arestas apontadas.

Segundo o prefeito Luiz Pedro, a estadualização é uma necessidade; “Estive recentemente em visita a uma grande empresa do Paraná, a Romagnole, que pretende se instalar em Ituiutaba, e lá a primeira coisa que me abordaram foi sobre a condição de nossa mão de obra, e eu pude responder com orgulho que temos duas Universidades Federais e uma Estadual. Desde quando o então candidato ao Governo de Minas, Antônio Anastasia, fez o compromisso conosco aqui em Ituiutaba sobre a estadualização da nossa Fundação, sempre quando vou a Belo Horizonte, levo cobranças aos nossos deputados e até ao Governador. No entanto, nunca tive dúvidas desta estadualização, pois sei que o Governador é homem de palavra. Gostaria de encerrar dizendo muito obrigado a todos que trabalharam em prol de concretizar este sonho, o povo de nossa cidade merece”, concluiu Luiz Pedro.

O Deputado Zé Maia ressaltou a importância de ter à frente do Executivo o Prefeito Luiz Pedro; “Hoje com o prefeito Luiz Pedro, seu vice, Públio Chaves Júnior e a Câmara Municipal, tanto o secretário de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, como o Governador Antônio Anastasia, sabem que aqui temos um ambiente político propício para a realização dos projetos. Volto a afirmar que o compromisso do Governador, assim como do nosso secretário, com o ensino superior é prioridade, e sempre tive certeza que a estadualização deixaria de ser um sonho”, concluiu.


Durante sua fala na tribuna, o deputado Romão enalteceu o empenho de todos os responsáveis pela implantação das “indústrias sem chaminé”, as faculdades; “Muitos trabalharam em prol de nossa faculdade, contudo tivemos muita sorte de ter à frente do Governo de Minas o professor Anastasia, um homem que não faz promessa e sim compromisso, e liderando a pasta de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, que conhece os nossos anseios e já trabalhou muito em prol de nossa faculdade. Volto a afirmar que nesta noite celebramos uma vitória, e em pouco tempo poderemos comemorar a sanção definitiva de nosso Governador”, disse.

“É bom deixar claro que estamos numa luta política, e não numa luta partidária, essa estadualização é uma construção coletiva. Todos que estamos aqui construímos essa realidade de hoje. O Governador assinou o projeto de lei que encampa as fundações ligadas à UEMG e encaminhou à Assembleia Legislativa a proposta de encampar as seis fundações do Estado, começando ainda este ano um processo que não tem volta, é realidade e é fato”, disse o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues.

O legislativo também se fez presente em sua maioria. Durante a seção quem presidiu a reunião foi o vereador e vice presidente da Câmara, Wanderson Rodrigues, e ainda estiveram presentes o prefeito de Santa Vitória, Genésio Franco, o vice-prefeito de Capinópolis, Jorginho Jacob, a Superintendente Regional de Ensino, Ises Maria, o Diretor Acadêmico da FEIT, Saulo de Moraes, e a Secretária Municipal de Educação, Lázara Maria.

Vejam as fotos:

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile