Nota
Em relação aos fatos noticiados em sites e redes sociais na data de ontem (10/09), relativo à operação realizada pela polícia civil denominada “Tempestade no Pontal” em que foi realizada a prisão de oito suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Iturama e região e apontado como suspeito de envolvimento três militares da 3ª Cia PM Ind com a determinação judicial de afastamento dos militares das atividades operacionais, segue NOTA do Comandante da 3ª Cia PM Ind:
A suspeita que recai sobre os policiais militares refere-se apenas a algumas interceptações telefônicas de contatos feitos entre os Policiais Militares e uma das pessoas que foi presa pela Polícia Civil.
As ligações feitas pelos Policiais Militares buscavam informações sobre o tráfico de drogas em Iturama, com a finalidade de combater tal prática nesta cidade.
A Polícia Militar trabalha com informações, com objetivo de ter maior eficiência no seu trabalho, e para obtenção dessas informações conta com a figura do chamadoINFORMANTE.
Nos autos não constam nenhuma informação de que os policiais militares estariam recebendo alguma vantagem pecuniária em troca das informações recebidas.
Os fatos serão devidamente apurados em processo administrativo em âmbito interno e comprovados qualquer conduta antiética dos militares será aplicada as sanções disciplinares cabíveis a cada caso.
Há registros de ocorrências em que os policiais militares envolvidos participaram da prisão em flagrante deste informante, o que sugere uma não conivência dos militares em relação às práticas delituosas praticadas pelo mesmo.
Neste momento não se deve fazer nenhum julgamento precipitado em relação aos militares.
O comando da 3ª Cia PM Ind, até que haja prova em contrário, confia na idoneidade dos policiais militares envolvidos e solicita à sociedade que não se faça um julgamento precipitado em relação aos fatos.
José Luís da Costa Major PMMG – Comandante 3ª Cia Ind Iturama/MG
Ouça a entrevista com o Major: