Diretor do Presídio de Iturama fala pela primeira vez após implantação da SUAPI

Diário do Triângulo
Foto: Diário do Triângulo
Após uma semana da instalação da SUAPI em Iturama, falamos pela primeira vez com o Diretor do Presídio Regional, Drº Paulo Cesar Furtado Duarte, Paulo é Agente Penitenciário de Carreira, Pós-Graduado em Direito, Servidor de Carreira do Estado e já exerceu suas funções em diversas unidades prisionais, foi assessor de Inteligência da Penitenciaria Nelson Hungria durante 02 anos, e antes de vir para Iturama exercia suas funções em Barbacena/MG.
O agente disse que apesar de familiares estarem apreensivos com a mudança, objetivo da SUAPI é oferecer melhor qualidade na Segurança Publica do município e melhor qualidade de vida dos presos e dos familiares que acabam muita das vezes sofrendo a execução penal juntamente com o ente.
“Aproveitando a oportunidade solicitamos que os parentes dos detentos compareçam na unidade, das 08:00 às 12:00, e das 13:30 às  17:30 e procurem pela Dra Beatriz Assistente Social para que seja providenciado o novo cadastro de visitação dentre outros assuntos”, solicita o agente
A visitação só será permitida no final do mês de Outubro, segundo Paulo Cesar tempo suficiente para adaptação do sistema.
“Durante o esses 30 dias faremos algumas adaptações, vamos levantar o histórico de cada detento, tanto da vida criminal, quanto da saúde, comportamento, realizar o cadastro dos familiares dentre outras ações, o período será necessário ainda para que façamos algumas adequações no pátio para que os visitantes possam vir e ver os seus parentes de forma digna e não constrangedora”, disse Paulo
Como os detentos receberam um kit que contem produtos de higiene e limpeza pessoal, uniformes, colchões, lençóis, cobertores, tudo novo, a SUAPI estará devolvendo aos familiares alguns pertences como valores em dinheiro e objetos, os familiares receberão ainda uma lista do que pode e do que não pode entrar na prisão.
Dentre as mudanças, esta prevista segundo o Agente a implantação de atividades que serão desenvolvidas pelos presos. “A idéia é reforçar a parte da segurança, será construído um muro na frente para que os detentos possam transitar e trabalhar com segurança, poderão exercer atividades como: cultivar horta, produção de artesanatos, haverá um local onde os próprios presos poderão lavar suas roupas, dentre outras atividades, o trabalho tera o lado bom, o preso não ficara ocioso na sela e ainda visara a remição (desconto de dias da pena) do preso, a estrutura física não é muito compatível , mais a idéia melhorar a condição de vida dos próprios sentenciados.”.
O Presídio Regional de Iturama esta sob a responsabilidade da (Suapi) desde o dia (26/09). A cadeia de Iturama é a 138ª unidade assumida pela Suapi.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile