Diário do Triângulo
As negociações têm avançado significativamente desde agosto quando uma comissão formada por empresários e representantes de entidades do município de Iturama esteve na Bahia visitando um modelo denominado de “Carne Segura”.
O Projeto de Entrepostos Modulares desenvolvidos pela Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) poderá ser implantado em Iturama, tornando-a uma das primeiras cidades mineiras a implantar a unidade modelo.
As negociações entre os governos de Minas e da Bahia iniciaram-se em junho de 2013 por intermédio do Deputado Federal Zé Silva (licenciado, ocupando a vaga de Secretário de Estado de Trabalho e Emprego), SETE.
Novos rumos foram decididos após uma reunião realizada na manha do dia (14/10) na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, quando o Chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho e Emprego do Estado, Ronaldo Lima entregou ao Gestor de Convênios da prefeitura de Iturama, Advogado Clayton José de Oliveira, o Projeto Técnico de Implantação do Frigorífico Municipal de Iturama. Participaram da reunião Vereadores, o Sindicato representando a classe rural, empresários da área de gêneros alimentícios, Associação Comercial e a Sec. Municipal de Agricultura e Pecuária.
Inicialmente o valor necessário para a construção do Frigorífico será de aproximadamente 2 milhões , o Deputado Zé Silva já sinalizou 1 milhão, e depois mais 1 milhão para a conclusão, o município entrará com uma contra partida de 20% que equivale 300 mil reais, mais a doação do terreno.
Clayton disse que a expectativa para que a obra esteja pronta será em 2016 e não descarta a possibilidade de ser construída em 02 (duas) etapas.