- ANÚNCIO -

Reunião decide novos rumos da implantação do Frigorífico Municipal de Iturama

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Diário do Triângulo

Foto: Assessoria vereador Leal e Jornalista Ronei Alves
Foto: Assessoria vereador Leal e Jornalista Ronei Alves

As negociações têm avançado significativamente desde agosto quando uma comissão formada por empresários e representantes de entidades do município de Iturama esteve na Bahia visitando um modelo denominado de “Carne Segura”.
O Projeto de Entrepostos Modulares desenvolvidos pela Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) poderá ser implantado em Iturama, tornando-a uma das primeiras cidades mineiras a implantar a unidade modelo.
As negociações entre os governos de Minas e da Bahia iniciaram-se em junho de 2013 por intermédio do Deputado Federal Zé Silva (licenciado, ocupando a vaga de Secretário de Estado de Trabalho e Emprego), SETE.
Novos rumos foram decididos após uma reunião realizada na manha do dia (14/10)  na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, quando o Chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho e Emprego do Estado, Ronaldo Lima entregou ao Gestor de Convênios da prefeitura de Iturama, Advogado Clayton José de Oliveira, o Projeto Técnico de Implantação do Frigorífico Municipal de Iturama. Participaram da reunião Vereadores, o Sindicato representando a classe rural, empresários da área de gêneros alimentícios, Associação Comercial e a Sec. Municipal de Agricultura e Pecuária.

“Este projeto consiste num projeto básico, o prefeito Claudio Burrinho disponibilizou uma área próxima a Escola Agrícola, para a construção do prédio, ainda será necessário a aprovação dos órgãos ambientais, mais a princípio esta é a área em vista. O próximo passo será pegar a emenda parlamentar do deputado Zé Silva, juntar com o projeto e fazer uma inclusão no sistema Siconv (Sistema de Convênios) do Governo Federal do qual faz se a viabilidade dos projetos para sua execução, após este procedimento ele será analisado pelo governo, pela experiência que tenho até o final do ano provavelmente teremos uma resposta da sua aprovação ou não. Uma vez aprovado ele será encaminhado para a Caixa que é a Instituição Financeira que faz a gestão dos Convênios do Governo Federal, em seguida a Caixa irá analisar, e se for aprovado autorizará ao município a licitação e a execução da obra”, explica o gestor

Inicialmente o valor necessário para a construção do Frigorífico será de aproximadamente 2 milhões , o Deputado Zé Silva já sinalizou 1 milhão, e depois mais 1 milhão para a conclusão, o município entrará com uma contra partida de 20% que equivale 300 mil reais, mais a doação do terreno.
Clayton disse que a expectativa para que a obra esteja pronta será em 2016 e não descarta a possibilidade de ser construída em 02 (duas) etapas.

“Além dos valores, precisará também dos equipamentos, ao final da conclusão estima se de que o valor total da obra ira gerar em torno de 4 milhões, por isso acreditamos que será necessário um espaço de duas etapas, então pela nossa expectativa é que em 2016  o frigorífico já estará em funcionamento” finaliza Clayton.
 
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile