Diretores escolares e especialistas de Capinópolis, Cachoeira Dourada e Ipiaçu participaram de evento em Capinópolis no último dia 10, onde receberam informações e orientações quando ao Simave/Proeb e Proalfa 2013.
O evento aconteceu na Escola Municipal Aurelisa Alcântara de Souza, com uma capacitação referente ao Programa de Avaliação da Alfabetização – PROALFA/2013 e SIMAVE/PROEB envolvendo Especialistas em Educação, Diretores e a equipe da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, tendo Sandra Virgínia Amaral Cury e Claudia Cristina Rezende, ambas analistas Educacionais/Pedagogas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Capinópolis.
Para a secretária municipal de Educação, Iracilda Pereira Duarte, a formação objetiva orientar e esclarecer a respeito da aplicação das avaliações do PROALFA (para os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental e uma avaliação amostral para os alunos do 2° e 4°ano do ciclo inicial de alfabetização nas escolas estaduais e municipais de Minas Gerais) e do SIMAVE/PROEB (para os alunos do 5° e 9 º ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio).
As analistas Sandra Cury e Claudia Rezende da SRE fizeram a entrega dos pacotes de provas do PROALFA e SIMAVE/PROEB, aos diretores das escolas municipais e estaduais de Capinópolis. As avaliações do PROALFA, Amostrais (2º e 4º anos), Censitária (3º ano e BD) e SIMAVE/PROEB serão aplicadas nos dias 30/10 e 31/10/2013 em todas as Escolas Municipais e Estaduais de Capinópolis do Ensino Fundamental.
“Portanto, o PROALFA é uma avaliação anual, pois mede os níveis de alfabetização dos alunos da rede pública de Minas Gerais além de permitir também que o Governo tenha instrumentos e dados para implementar ações eficazes. E o SIMAVE/PROEB tem como objetivo avaliar também o desempenho dos alunos e o funcionamento das escolas públicas para subsidiar a tomada de decisão de natureza pedagógica e gerencial, para possibilitar a formulação e redefinição de políticas públicas na área da educação. Além disso, a partir dos dados, é possível fazer uma análise do sistema educacional mineiro, com a produção de indicadores que servirão de base para a elaboração e reformulação do Plano de Desenvolvimento da Escola”, explicou Iracilda.
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