Técnicos japoneses trabalham na última etapa da cooperação de gestão de resíduos sólidos

tecnicos-japoneses-trabalham-na-ultima-etapa-da-cooperacao-de-gestao-de-residuos-solidos
Técnicos japoneses da Associação para Preservação Ambiental da Cidade de Kitakyushu (KEPA) e da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) se encontram na capital mineira para a quarta e última etapa da cooperação internacional firmada entre os governos do Japão e de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana (Segem) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH). O objetivo é o desenvolvimento de ações voltadas ao aprimoramento da gestão de resíduos sólidos na RMBH.
Até o dia 20 de dezembro estão previstas diversas ações, dentre elas o acompanhamento do projeto de educação ambiental da população de São Joaquim de Bicas, que está sendo desenvolvido em parceria com a ARMBH e a prefeitura do município, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente de São Joaquim de Bicas, envolvendo a capacitação e participação ativa de professores e agentes de saúde da região.
Segundo a analista ambiental da Assessoria em Resíduos Sólidos da ARMBH, Ayala Fonseca, no dia 12 de dezembro o município de São Joaquim de Bicas vai receber a visita de representantes dos governos estadual e municipais, além de técnicos locais que estiveram no Japão em uma das visitas previstas no acordo de cooperação celebrado há dois anos. “Já foi feito um projeto-piloto na cidade para verificar a aceitação da população do município em relação ao projeto”, ressalta Ayala.
Outra ação de destaque da quarta etapa da cooperação é a “Ação de Limpeza” a ser realizada no município de Betim no dia 14 de dezembro com a participação dos moradores e alunos para recolher os resíduos jogados de maneira inadequada nas ruas da cidade. A região selecionada, bairro Brasiléia, abrange 200 residências, uma escola estadual e estabelecimentos comerciais. O material recolhido durante a ação será encaminhado para pesagem e depois levado pela prefeitura para o local adequado de destinação final.
Ayala destaca que essa ação visa sensibilizar e impactar a população a respeito dos resíduos jogados nas ruas. “O objetivo é instigar a população para que o cuidado com a limpeza da cidade se torne uma ação rotineira na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Colar Metropolitano”.
No dia 17 de dezembro, será realizado, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), o seminário “Promoção da Eficiência na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil”, com a presença dos participantes das três primeiras etapas da cooperação, além de prefeitos, secretários, técnicos e servidores dos 50 municípios da RMBH e Colar Metropolitano.
Também vão participar do seminário representantes dos parceiros do projeto: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), CMRR, JICA – Brasil e Japão, KEPA, prefeitura da cidade de Kitakyushu no Japão e Consulado Honorário do Japão.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile