O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva, inaugurou, nesta segunda (16), a nova sede da Unidade de Atendimento ao Trabalhador de Iturama. A unidade presta serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), como a intermediação de mão de obra e postagem do seguro-desemprego, além da inscrição dos trabalhadores para programas de qualificação profissional e a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os empregadores interessados em contratar trabalhadores qualificados e que se encaixem no perfil da sua empresa também devem procurar a Unidade de Atendimento ao Trabalhador para cadastrarem suas vagas gratuitamente.
Em Iturama, a unidade realizou, de janeiro a outubro de 2013, 10.282 atendimentos, captou 380 vagas, inscreveu 2.090 trabalhadores e encaminhou 846 ao mercado de trabalho. Também foram postados 2.588 seguros-desemprego e emitidas 547 Carteiras de Trabalho. A expectativa é que o atendimento seja ampliado e otimizado no novo espaço, que conta com setor de triagem, seis guichês de atendimento, sala de inclusão digital, sala multiuso, sala de captação de vagas para atendimento aos empregadores e banheiros acessíveis a pessoas com deficiência, além de sala de qualificação profissional, onde serão ofertados cursos nas áreas de corte e costura e artesanato.
Para Zé Silva, a unidade de Iturama, parceria com a prefeitura, tem agora uma das melhores estruturas entre todas as unidades coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho. “Nossas unidades são a casa do trabalhador mineiro. É ali que ele deve encontrar o que precisa no momento de maior fragilidade, que é quando está desempregado. E é também o espaço para que os empregadores consigam mão de obra de qualidade. É um grande orgulho entregarmos aos ituramenses esta grande unidade, com uma excelente estrutura e potencial para atender também a população dos municípios vizinhos”, afirmou.
No sábado (14), o secretário Zé Silva também inaugurou a Unidade de Atendimento ao Trabalhador de Prata, ficando Minas Gerais com um total de 132 unidades deste tipo, presentes em todas as regiões do Estado.
Critérios
Para que o município possa receber uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) e, se aprovada, é encaminhada ao MTE.
Agência Minas
Deixe um comentário
Deixe um comentário