- ANÚNCIO -

Rede estadual de ensino encerra ano letivo nesta terça-feira

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

joao pinheiro
Início do próximo ano letivo nas 3.686 escolas estaduais será em 3 de fevereiro de 2014.

A rede estadual de ensino encerra, nesta terça-feira (17), as atividades letivas de 2013. A partir desta quarta (18), cerca de 2,3 milhões de alunos da educação básica iniciam o período das férias escolares que vai até o dia 3 de fevereiro, quando terá o ano letivo de 2014.
No dia da despedida das atividades escolares, o estudante Vagner Cândido Guimarães compareceu à Escola Estadual Henrique Diniz, em Belo Horizonte, para pegar os resultados finais e se despedir dos colegas de sala. “Foi um ano tranquilo nos estudos. Tive algumas dificuldades em matérias como Geografia, mas mandei bem em outras como Matemática. O importante é que passei em tudo e vou para o segundo ano do ensino médio. Também vou aproveitar o dia de hoje na escola para me despedir dos meus colegas. Agora é só no ano que vem”, explica.
Na escola de Vagner estudam cerca de 1.300 alunos dos ensinos fundamental e médio. Na instituição, o dia de hoje é destinado à entrega dos resultados finais para pais e alunos. “Os pais, principalmente de alunos do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio, comparecerem à escola para pegar os resultados dos seus filhos. Eles também aproveitam a visita para conversar com os professores sobre o desempenho dos estudantes”, diz a vice-diretora da escola, Eunete Vilaneide Soares Chaves Bonifácio.
Nos 200 dias letivos previstos no calendário escolar deste ano, as escolas da rede estadual desenvolveram diversas atividades na área pedagógica. Todas como foco no aprendizado do aluno.  Em 2013, por exemplo, 122 escolas estaduais de ensino médio se somaram a outras 11 escolas da rede no Reinventando o Ensino Médio, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação que busca ressignificar os três últimos anos da educação básica, a partir de uma transformação do ensino médio em um percurso mais individualizado, com disciplinas optativas, tutoria, temas transversais e atividades extraclasse e extraescolar.
Entre as escolas que iniciaram o Reinventando o Ensino Médio em 2013 está a Escola Estadual Brasiliano Braz, no município de São Francisco, no Norte de Minas. A instituição atende a 1.100 alunos do ensino médio. Deste total, cerca de 380 participaram da iniciativa da Secretaria de Estado de Educação. Na escola, os alunos puderam optar pelas áreas de Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação ou Turismo.
Durante o ano foram desenvolvidos vários projetos dentro das áreas de empregabilidade que culminaram em atividades extraclasse para os estudantes. “Os meninos de TI, por exemplo, participaram de uma feira de robótica em Montes Claros. Na mesma cidade, os alunos de Comunicação Aplicada visitaram alguns canais de TV e puderam conhecer de perto como ocorrem as apresentações dos jornais, além de conversar com profissionais da área. Já os alunos de Turismo realizaram visitas á Belo Horizonte e Diamantina, onde conheceram como é feito o trabalho de divulgação dos pontos turísticos dessas cidades”, lembra o diretor da escola, Ricardo Silva Almeida.
Para a estudante Luara Valverde Lisboa, a mudança proposta pelo Reinventando o Ensino Médio apresenta resultados positivos na escola, após um ano de ações desenvolvidas. “Fiz a opção pela área de Turismo e junto com os meus colegas, aprendi muita coisa sobre a nossa região, seja sobre a nossa cultura, a diversidade e a culinária. Espero que no ano que vem ocorram mais ações que possam aumentar o nosso conhecimento”.
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, outras conquistas de 2013 também não podem ser esquecidas. “Mais uma vez nós fomos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Várias escolas também lograram sucesso em outros concursos. O mais importante que a gente está percebendo são os avanços na educação do nosso Estado, com o trabalho pedagógico, o atendimento das escolas com o Programa de Intervenção Pedagógica e com o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico ao Ensino Médio (Napem) nas escolas do Reinventando o Ensino Médio”.
Calendário escolar
O calendário Escolar é composto por 200 dias letivos, ou seja, dias em que são realizadas atividades com alunos. Para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o calendário também deve cumprir uma carga horária de 800 horas. Já para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) são 833 horas e 20 minutos. Para as escolas do ensino médio a carga horária será de 1000 horas. A ampliação da jornada para todas as escolas deste nível de escolaridade se deve à universalização do projeto Reinventando o Ensino Médio.
Agência Minas

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile