Ituiutaba sediará Exposição Nacional de Santa Gertrudis

SantaGertrudis-RanchoCL
De 4 a 8 de junho acontece no Parque de Eventos JK, a FECIAGRO – Feira Comercial Industrial e Agropecuária, evento que ganha força regional e vem sendo inserido no cenário nacional.
Exemplo disso será a realização da Exposição Nacional de Santa Gertrudis, que foi confirmada pela Associação dos Criadores e acontecerá neste ano em Ituiutaba. “É uma grande conquista para os criadores da raça, e sem dúvida, isso engrandecerá e muito a nossa Feciagro”, avalia o criador e diretor do SIPRI – Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, Lucio Cury.
De acordo com a Associação, a busca constante do bovino ideal, aquele que satisfaz o mercado consumidor e dá lucro ao produtor, é o objetivo do Santa Gertrudis, uma raça sintética, rústica, precoce, com excelente ganho de peso e habilidade materna, características fundamentais para o desenvolvimento de uma raça de corte no Brasil e diretamente relacionadas com eficiência produtiva e reprodutiva.
A raça Santa Gertrudis surgiu a partir de um desafio: produzir um gado de corte rústico, perfeitamente adaptado às duras condições climáticas do sul dos Estados Unidos. Assim, os proprietários das Fazendas King Ranch iniciaram, em 1910, os primeiros cruzamentos entre seus melhores rebanhos de origem zebuína e européia.
Somente dez anos mais tarde este trabalho culminaria no seu mais significativo resultado: o Monkey, o primeiro gigante vermelho, 3/8 Brahman e 5/8 Shorthorn, às margens do rio Santa Gertrudis, no Texas.
Oficialmente reconhecida em 1940 como a primeira raça sintética formada no Hemisfério Ocidental, manteve-se em franca expansão, marcando presença atualmente em 53 países. No Brasil desde 1953, introduzida pelo mesmo King Ranch, com 34 machos e 225 fêmeas, a raça Santa Gertrudis soma hoje quase um milhão de exemplares.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile