Dupla de gurinhatãenses apresentam e discutem pesquisa na Suiça

aa
Apresentação do trabalho em Zurich, na Suiça ( Foto: Divulgação)

De 05 a 10 de julho de 2014 os gurinhatãenses Gilmar Oliveira Santos e Duílio Júlio Oliveira Santos, participaram da AgEng 2014 International Conference of Agricultural Engineering na cidade de Zurich na Suíça.
O evento reuniu pesquisadores da área agronômica para apresentar suas pesquisas e discutir os novos desafios do cenário agrícola no mundo.
Foram debatidos mais de 500 trabalhos de 50 países. O Brasil foi representado por 3 pesquisadores que se fizeram presentes, sendo um deles Gilmar Oliveira Santos.
Gilmar que é Engenheiro Ambiental e Doutorando em Agronomia pela UNESP Campus Jaboticabal apresentou dois trabalhos que vem sendo desenvolvido. “Com a redução das chuvas e consequentemente da oferta de água dos mananciais, em um futuro muito próximo, teremos de adotar alternativas para continuar produzindo alimentos em larga escala. Portanto, minha pesquisa consiste na avaliação do potencial de reuso de águas residuárias (efluente de esgoto tratado) na agricultura em culturas de consumo indireto, como no caso a Brachiaria brizantha (forrageira destinada à alimentação animal), assim, podemos aumentar a área irrigada com menor captação de água nobre e reduzir custos com fertilizantes químicos, além de amenizar os impactos no meio ambiente. Resultados preliminares apresentados no evento demonstraram que o uso de efluente de esgoto tratado proporciona aumento quantitativo e qualitativo da forragem e melhorias no solo, ou seja, fértil por mais tempo”. Conclui Gilmar.
Para o Duílio, que é mestre em Ciências Ambientais, o evento lhe forneceu diretrizes para que possa planejar suas próximas pesquisas. “Nas questões ambientais, também é necessário pesquisar buscando soluções sustentáveis, reduzindo e utilizando de forma eficiente os recursos naturais.”. Conclui Duílio.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile