A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria de Promoção Humana e Caixa Econômica Federal, sorteou na manhã de terça-feira (28), o segundo lote das casas populares que serão entregues nos próximos dias para 668 famílias frutalenses. Nessa segunda etapa, foram informados os endereços de mais 345 habitações dos conjuntos Waldemar Marchi II e Waldemar Marchi 2ª Etapa. As moradias foram construídas com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O sorteio contou com a presença do prefeito Mauri Alves, o presidente da Câmara Marcelo Luis de Oliveira, a primeira dama Wilma de Souza Paulino Alves, vereadores, secretários municipais e representantes da CEF.
Durante o evento, o gerente regional de habitação da Caixa Econômica Federal, Marciano Freitas Matos, explicou que o próximo passo será a divulgação da data para assinatura de contratos e entrega das chaves. “Esse ano faremos a entrega de mais de mil residências em Frutal. Temos ainda algumas unidades remanescentes de outros residenciais que ainda não foram incluídas e que em breve também deverão ser sorteadas. A partir da assinatura do contrato e entrega das chaves, a família tem prazo de 30 dias para fazer a mudança, sob pena de cancelamento do contrato para repasse do imóvel a outra família que necessite”, explica.
Conforme Marciano, durante o mês de maio todas casas dos residenciais do Waldemar Marchi deverão ser entregues, já que estão totalmente concluídas e não podem ficar sem moradores. “Com o endereço em mãos, o contemplado agora fará a vistoria do imóvel (em data previamente informada) e, se encontrar algum problema, deve reclamar para que a construtora faça o reparo antes da entrega das chaves”. Ele alerta que práticas como aluguel do imóvel ou deixa-lo desocupado são irregulares e, em casos de denúncias, uma ação de reintegração de posse acontecerá para que novas famílias recebam as casas ociosas.
A secretária de Promoção Humana, Wilma Paulino, disse ter ficado satisfeita com os sorteios. Ela, que há 120 dias assumiu a pasta, destacou que a realização de mais uma etapa para entrega das casas é resultado de um esforço de sua secretaria junto com as famílias. “Ficamos muitos felizes em vivenciar mais esse momento. Hoje fizemos o sorteio de mais casas e é um dia de muita alegria para todos Além das casas, por iniciativa do prefeito Mauri ainda sorteamos televisores para alguns dos contemplados, dando mais essa opção de conforto e lazer para alguns contemplados”, destaca.
O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Luís de Oliveira, afirmou ter ficado satisfeito em ver a quantidade de pessoas beneficiadas com as mais de 300 casas que foram viabilizadas nessa parceria entre Governo Federal, Caixa, Prefeitura e Câmara. “Espero que as pessoas que estão recebendo essas casas façam um bom uso, construam ali o seu lar. Esperamos que todos sejam muito felizes com essas casas”, manifesta.
O prefeito Mauri Alves fez questão de compartilhar da alegria dessas famílias no salão de eventos do Alvorada Praia Clube, e disse ter ficado emocionado com a alegria dos frutalenses que receberam em suas mãos a confirmação de aprovação de seus novos endereços. “É motivo de satisfação entregar essas casas para os contemplados. Todos se emocionam e nós que estamos aqui no sorteio também ficamos felizes por essas pessoas. Estamos entregando as casas por etapas e ainda há mais residências a serem entregues ainda nesse ano”, ressalta.
De acordo com o prefeito Mauri, restam apenas 89 moradias para serem sorteadas, o que deve acontecer ainda no início de maio entre as famílias com cadastros aprovados para os residenciais do Waldemar Marchi. Aí sim, todas as casas serão entregues para seus novos proprietários. “São residências simples, mas aconchegantes. Os terremos têm cerca de 180 metros quadrados, aquecedor solar, piso, as ruas estão asfaltadas, iluminadas, com rede de água e esgoto. Depois disso, cada um pode melhorar sua casa e realizar o sonho da forma como preferirem. Além disso, também temos os projetos sociais nesses bairros que estão em andamento para amparar todas essas pessoas naquilo que precisarem”, informa.
Mauri destacou que a partir de agosto já deverá iniciar o atendimento na unidade do Proinfância do Waldemar Marchi (creche em fase final de construção). Além disso, na localidade serão construídas uma escola e uma unidade básica de saúde, além da disponibilização de transporte público para atender as famílias. Assim que a entrega das chaves e a mudança dos beneficiados se concretizem, todo esse suporte do município será colocado em prática.
Beneficiados passaram por amplo processo de avaliação
Todas as famílias beneficiadas com o programa da habitação popular de Frutal passaram por triagem prévia da Promoção Humana, sendo que a preferência para ocupação dos imóveis – conforme as regras do Programa Minha Casa Minha Vida – são famílias com menor poder aquisitivo, mulheres solteiras que têm filhos, idosos e portadores de necessidades especiais. Depois da triagem, é feito um levantamento pela Caixa Econômica Federal para verificar se a pessoa está apta a receber o imóvel. Apenas depois de todos os trâmites é que são feitos os sorteios das unidades entre as famílias com cadastros aprovados, assinatura de contrato e entrega das chaves. Caso haja alguma irregularidade, como pessoas beneficiadas que não sejam carentes ou já possuam imóveis, as denúncias podem ser encaminhadas tanto para a Promoção Humana como para a Caixa Econômica Federal.
Alô
Prefeitura de Frutal sorteia famílias que irão morar em residenciais Waldemar Marchi
Deixe um comentário