Livro do ex-deputado Luiz Alberto Franco Junqueira será lançado brevemente em Ituiutaba

A Fundação Cultural de Ituiutaba e a ALAMI – Academia de Letras, Arte e Musica de Ituiutaba irão lançar brevemente, o livro de autoria do ex-deputado, advogado, historiador, genealogista, ex-proprietário da Rádio Platina AM de Ituiutaba e um dos grandes benfeitores desta cidade, Dr. Luiz Alberto Franco Junqueira, o livro “Família Franco e Aliadas: formação da sociedade rural e urbana no Brasil central.
Segundo comentário de uma das filhas do autor, Márcia Junqueira – trata-se de uma obra de fôlego, pois o leitor estará diante de quase duas mil páginas, as quais foram escritas ao longo de quinze anos, depois de trinta anos de pesquisa feita por seu pai, que incluíram viagens, entrevistas, idas e vindas a arquivos públicos e privados, compilações, coletas de documentos oficiais, correções e diversos esclarecimentos sobre a história de famílias.
Ela prossegue – Devido ao extenso trabalho, a obra foi dividida em dois volumes: no livro 1, cujo subtítulo é “A antropologia, a geografia, a história (o homem, o meio, o tempo)”, estaremos diante de uma singular seleção de textos postos em capítulos, um mosaico de impressões, lembranças, teorias, críticas, crônicas jocosas e listas genealógicas. Dentre esses textos, Junqueira, argumenta, nos faz confrontar ora com um olhar antropológico em que ele discorre sobre os primeiros agrupamentos de pessoas, os regimes matrimonias (poliandria, poligamia, monogamia), as organizações matriarcais e patriarcais e as diferentes teorias sobre o sistema de parentesco (Lévi-Strauss, Fischer, Sir John Lubbock), ora com um olhar de um estudioso do vernáculo, decompondo palavras, indo a fundo em suas origens linguísticas e até mesmo geográficas (tais como: casamento, matrimônio, patrimônio, residência, sesmaria, ilhoa, etc.).
E isso não é tudo, acrescenta – Surpreendentemente, a cada desdobramento de seu texto, verificaremos um entrecruzamento de outras disciplinas, como a história, a geografia, a sociologia, cada uma se sobrepondo à outra, e o resultado desse trabalho espesso e denso mostra como foram construídos os primeiros povoados, as primeiras edificações, as primeiras fazendas, as primeiras mazelas sociais, culturais e raciais, enfim, tudo aquilo que dá noção de como é feita uma cidade, um estado, uma nação.
Márcia aborda também tópicos do livro 2,  que recebe o subtítulo de “Memória dos esquecidos”. Luiz Junqueira opta, num primeiro momento, discorrer sobre a história de sua cidade natal – Ituiutaba -, as primeiras famílias que se instalaram por aqui, a fundação dos colégios e do time de futebol (Boa Esporte Clube), as correntes emigratórias, dentre outros assuntos sobre o desenvolvimento local. Na sequência, estaremos diante de um estudo genealógico primoroso da família Franco e de outras famílias aliadas.
Sobre a importância desse extenso trabalho de Luiz Junqueira, no prefácio do livro, Walter Antônio Marques Lellis e Sônia Regina de Freitas Lellis ressaltam que esse estudo poderá, certamente, auxiliar na pesquisa histórica regional e nacional, uma vez que nele se abrange a “ocupação humana do sertão do Rio Pardo, a partir da migração mineira do século XIX, e o povoamento do Triângulo, especialmente das cidades de Ituiutaba, Frutal, Campina Verde, Prata, Uberaba e outras, que se deu pela reemigração dos descendentes mineiros, então novamente paulistas, que partiram de Franca e região com destino àquelas paragens, expandindo-se até Goiás e Mato Grosso, fundando povoações, colaborando com a integração nacional”(Luiz Junqueira), p 11).
Aos interessados em saber sobre suas origens (datas, fatos históricos, causos e característica pessoais de muitos antepassados), a obra, além dos francos, abrange os Gomes Pinheiros, Paulo Silva, Barcelos Ferreira, Machado Diniz (Assunção), Vieira Velho, Ferreira de Menezes, Junqueira, Vilela, Borges e Gouveia, Garcia Leal, Freitas Silveira, Barbosa Sandoval, Gonçalves Cintra, Antunes Cintra, Alves Teixeira, Rodrigues da Costa.
Walter e Sônia fazem questão de ressaltar que muitas linhagens, cujas origens ainda estavam obscuras, serão aqui esclarecidas: “os descendentes, como nós, de grandes troncos que se estabeleceram na região (acima indicada), desde os primórdios do século XIX, poderão elaborar sua genealogia chegando até a décima geração ascendente” (Luiz Junqueira, p. 11).
No mais, a obra em questão tem um tom memorialístico e relata com extrema precisão e cautela o surgimento da cidade natal do autor – Ituiutaba -, envolvendo as principais famílias que aqui se instalaram e cujos descendentes dão curso à história do país.
Luiz Alberto Franco Junqueira foi deputado estadual por quatro mandatos, representando Ituiutaba e região, segunda se sabe, foi um dos autores do primeiro trabalhos para implantação da Universidade Estadual de Minas Gerais nesta cidade; autor do projeto de construção e implantação da Escola Estadual Cel. Tonico Franco; Escola Estadual Padre João Avi (Manoel Alves Vilela); autor da lei de criação e implantação do Conservatório Estadual de Música desta cidade; desenvolveu trabalho para pavimentação da Rodovia MGT-157 Ituiutaba/Capinópolis/Cachoeira Dourada, dentre outros, na Assembleia Legislativa de Minas, quando foi deputado. Juntamente com seu genitor, Sr. Alcides Gomes Junqueira criou nesta cidade o Bairro Alcides Junqueira, Jardim do Rosário, Gardênia. Proprietário juntamente com seu pai, por mais de quarenta anos, de uma das mais antigas e importantes emissoras de rádio, que se tem notícia nesse país, a Rádio Platina AM, pelo papel social que exerceu na área da radiofonia, sendo o instrumento de comunicação de toda esta região do Brasil central.
No próximo dia 19/06/2015, completa um ano do passamento do Dr. Luiz Junqueira. O ano passado na véspera desta data, quando seria lançado o seu livro, ocorreu esse infausto acontecimento, enlutando toda a sua família e a sua cidade natal.
l
Saiba mais sobre Ituiutaba, acesse: www.portalituiutaba.com.br

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile