Exposição Nacional de Santa Gertrudes será realizada em Ituiutaba

 
Dias 5 e 6 de junho Ituiutaba recebe a 25ª Exposição Nacional de Santa Gertrudis, evento confirmado pela Associação dos Criadores e acontecerá no Parque de Eventos JK. Na oportunidade também será realizado o 23° Leilão Santa Gertrudis da Ipê.
“Para este ano teremos ainda o 5º Leilão Criadores do Pontal”, destacou o criador e coordenador do evento, Lucio Cury.
De acordo com os organizadores, a entrada dos animais para a Feira Nacional acontece já nesta quarta-feira, dia 3, sendo que no dia 4 acontece a pesagem dos animais e no dia 5 o julgamento dos animais.
Já o dia 6, sábado a programação tem a partir das 13h o 23º Leilão Santa Gertrudis da Ipê e o 5º Leilão Criadores do Pontal, sendo os mesmos realizados pela Mesa do Boi, PH Genética, Associação dos Criadores, com transmissão ao vivo pela Conexão BR.
De acordo com a Associação, a busca constante do bovino ideal, aquele que satisfaz o mercado consumidor e dá lucro ao produtor, é o objetivo do Santa Gertrudis, uma raça sintética, rústica, precoce, com excelente ganho de peso e habilidade materna, características fundamentais para o desenvolvimento de uma raça de corte no Brasil e diretamente relacionadas com eficiência produtiva e reprodutiva.
A raça Santa Gertrudis surgiu a partir de um desafio: produzir um gado de corte rústico, perfeitamente adaptado às duras condições climáticas do sul dos Estados Unidos. Assim, os proprietários das Fazendas King Ranch iniciaram, em 1910, os primeiros cruzamentos entre seus melhores rebanhos de origem zebuína e européia.
Somente dez anos mais tarde este trabalho culminaria no seu mais significativo resultado: o Monkey, o primeiro gigante vermelho, 3/8 Brahman e 5/8 Shorthorn, às margens do rio Santa Gertrudis, no Texas.
Oficialmente reconhecida em 1940 como a primeira raça sintética formada no Hemisfério Ocidental, manteve-se em franca expansão, marcando presença atualmente em 53 países. No Brasil desde 1953, introduzida pelo mesmo King Ranch, com 34 machos e 225 fêmeas, a raça Santa Gertrudis soma hoje quase um milhão de exemplares.
FormatFactorySantaGertrudis-28Mai2015 (1)

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile