Após desinfecção, HC-UFU e Vigilância Sanitária liberam ala de UTI

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e a Vigilância Sanitária liberaram para uso, no fim da tarde desta quarta-feira (29), a primeira ala da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Os nove leitos estavam fechados desde o dia 22 deste mês, após uma superbactéria ser encontrada no local. Outras três alas ainda estão fechadas, sendo que, uma delas já passa por desinfecção. A assessoria do HC-UFU não informou quando elas também serão liberadas para uso.
A interdição do setor de UTIs do HC-UFU, que tem 30 leitos, começou depois que foi detectada a colonização ou infecção de seis pacientes pela bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). Em entrevista ao CORREIO de Uberlândia no dia 22 de julho, o diretor da unidade, Miguel Tanus, afirmou que dois desses pacientes morreram, mas que ainda era preciso ter resultados de mais exames para determinar se os óbitos foram ou não em decorrência da ação da superbactéria.
Devido ao fechamento dos leitos de UTI do HC-UFU, o Município decretou estado de emergência na saúde da cidade, válido por seis meses, a partir do dia 23 de julho. A medida permitiu que o Município passasse a utilizar os leitos de UTIs de hospitais particulares não credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, a Secretária Municipal de Saúde encaminhou 20 pacientes que aguardavam o atendimento em UTI para os leitos do Hospital e Maternidade Municipal e oito pacientes para os leitos de UTI credenciados da rede privada.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde também informou que, até o momento, não foi necessária a transferência de pacientes para outros municípios e nem a leitos de UTIs de hospitais particulares não credenciados pelo SUS. Ela ainda afirmou que a regulação permanece mobilizada e trabalha conjuntamente com as unidades de saúde com o objetivo de avaliar o grau de urgência dos casos, colocando os pacientes em ordem de prioridade para o atendimento, conforme critérios do SUS.
Correio de Uberlândia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile