Nas rodovias federais, são oito postos, mas quatro não funcionam, dois aguardam a vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar as atividades e outros dois estão em obras
Em Uberaba, a previsão é de que a Praça de Pesagem seja inaugurada até o começo do próximo ano. O Posto de Pesagem fica a 10 quilômetros da cidade e cerca de 80 homens trabalham na obra de ampliação e readequação. A expectativa da MGO é de que comece a funcionar em janeiro de 2016. “A parte de pavimentação e reestruturação da parte civil (prédios administrativos) está sendo finalizada. Após essa etapa, será iniciada a operação de sistemas de pesagens, eletrônico e de informática, para a balança poder começar a operar. Em Uberlândia, a obra está adiantada e a conclusão está prevista para novembro deste ano”, esclareceu a assessoria.
A assessoria lembra que o Posto de Pesagem na BR-050 está desativado desde junho de 2014, sendo que os veículos de carga que trafegam pelas rodovias federais circulam livremente.
Os Postos de Pesagem da BR-365 (Ituiutaba e Uberlândia), BR-364 (Frutal), BR-262 (Campos Altos) estão desativados. Já os da BR-153 (Comendador Gomes) e BR-262 (Araxá) passaram por reforma pela concessionária responsável, mas ainda não foram liberados pela ANTT.
Nas estradas estaduais, quatro já estão funcionando: MG-497 (Uberlândia), MG-223 (Araguari), MG-452 (Tupaciguara), MG-190 (Monte Carmelo).
Lei do caminhoneiro – A assessoria acrescentou que, com a nova legislação, é aumentada a tolerância do peso bruto da carga, que passa de 5% para 7,5%, o que causa redução da vida útil do pavimento das rodovias federais, além de colocar a segurança em risco para os motoristas, porque os freios não funcionarão de forma regular, contrariando toda a norma técnica. “Um bitrem de nove eixos pode ter um peso bruto total de 74 toneladas. Com o novo limite, poderá trafegar com 79,5 toneladas, uma diferença muito grande para a malha viária. Os Postos de Pesagem são para fiscalizar os veículos de transporte de cargas, para que não ultrapassem esse limite, visando garantir a vida útil da pavimentação asfáltica das rodovias”, pontuou.
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