Orgulho das Minas Gerais, orgulho brasileiro. O atleta de Patos de Minas, Rafael Nascimento, conquistou o bronze durante o Campeonato Pan-Americano de Caratê, em Santa Cruz, na Bolívia, e agora está entre os 10 melhores do mundo pela categoria Sub-21 até 60 kg.
Subir ao pódio no último fim de semana não garantiu apenas a medalha como também a vaga direta para o Mundial na Indonésia, em novembro, além do sétimo lugar no ranking mundial da modalidade ao somar 420 pontos. O carateca tinha a 27ª posição antes do Pan e agora é o único brasileiro entre os melhores na categoria.
– Estou muito emocionado, é um sonho de infância. Eu sempre quis disputar um Campeonato Mundial e agora eu tenho a oportunidade. Dependendo da minha qualificação no Mundial, eu acredito que posso chegar entre os três primeiros. Só preciso fazer uma boa competição e é isso que eu quero – disse.
O momento agora é de foco nos treinamentos para cumprir o maior objetivo na carreira do jovem patense. Segundo o competidor, será montado um cronograma específico para o campeonato internacional junto ao treinador e o preparador físico. O Mundial Júnior será sediado na capital da Indonésia, Jacarta, de 12 a 15 de novembro.