No país, queda foi de 3,2% no mesmo período; indústria teve queda de 8,8%, sendo o setor com pior desempenho
Se a economia está ruim para o Brasil, para Minas Gerais está ainda pior. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) nacional acumula queda de 3,2% de janeiro a setembro deste ano, o mineiro já caiu 4,3%, segundo estudo divulgado hoje pela Fundação João Pinheiro (FJP). O fraco desempenho da indústria está por trás desses números negativos.
De acordo o pesquisador da FJP, Glauber Silveira, o setor encolheu 5,6% no país. “Em Minas, a queda da indústria foi de 8,8%, principalmente nos setores de transformação e metalurgia”, afirma Silveira. No caso de energia e saneamento, a queda do Estado também foi maior, devido aos problemas hídricos e dificuldade das hidrelétricas produzirem.
Até mesmo a agropecuária, tradicional atividade da economia mineira, se saiu melhor. No Brasil, o setor cresceu 2,1% e,em Minas Gerais, cresceu 1%. Já os serviços caíram 2,5% no Estado e 2,1% no país. Só no terceiro trimestre, o PIB estadual recuou 1,3%, pelo terceiro trimestre seguido, confirmando o quadro recessivo. “A recessão acontece quando temos dois trimestres de queda no PIB. Portanto, estamos assim desde julho”, avalia o pesquisador da FJP.
Considerando ainda apenas o terceiro trimestre, a indústria teve retração de 2,9%, em relação ao segundo trimestre. O resultado foi influenciado principalmente pela construção civil (-5,2%), pela indústria de transformação (-4,2%) e pelo segmento de energia e saneamento (-3,2%).
Deixe um comentário