Fim de semana terá programação especial de inauguração. Estrutura conta com obras do médium, holograma e espaços sociais.
O Memorial Chico Xavier já está aberto e recebeu os primeiros visitantes nesta sexta-feira (23), em Uberaba. O primeiro fim de semana do memorial terá programação especial, que envolverá shows e momentos com poesias.
Neste sábado, haverá apresentação artística de Cacá Peres e Sérgio Ramos, com poesias declamadas por Milo Sabino. No domingo (25), haverá apresentação de André Fernandes.
O Memorial Chico Xavier funcionará de terça a domingo, das 13h às 18h. A estrutura está situada na Avenida João XXIII, número 2.011, no Bairro Parque das Américas. Os usuários de transporte coletivo poderão chegar ao local pelas linhas: Linha B14 – Boa Vista/Volta Grande; Linha B20 – Recanto das Flores; Linha D25 – Jardim Copacabana; Linha C110 – Circular 1 e Linha C111 – Circular 2.
Memorial Chico Xavier
O local irá propiciar diversas atividades sociais e culturais à comunidade, além de promover palestras, seminários e oficinas. A estrutura conta com mais de 187 obras escritas pelo médium uberabense, além de fitas e livros sobre a história de Chico Xavier. O espaço contará ainda com a mesa e a cadeira que o Chico utilizava, doados pela Comunhão Espírita de Uberaba.
O espaço terá um holograma reproduzindo momentos de psicografia juntamente com áudios de Chico Xavier. A tecnologia de computação gráfica em 3D foi doada por uma empresa de São Paulo. “É um espaço para todos. Estamos com três exposições: ‘Chico Xavier Memória e Amor’, a mostra LaFernandes – Um olhar em perspectiva, com quadros de óleo sob tela do artista Luiz Alberto Fernandes e uma exposição que reúne quadros sobre o médium Chico Xavier, vindas do Instituto Chico Xavier de Brasília”, explicou o museólogo do Memorial, Carlos Vitor Silveira.
Obra
A construção foi dividida em três etapas, das quais as duas primeiras foram realizadas com recursos oriundos do Ministério do Turismo de aproximadamente R$ 4,3 milhões e a terceira etapa realizada com recursos da Prefeitura na ordem de R$ 620 mil.
O prédio conta com área de exposição interna, anfiteatro, espaço para livraria, lanchonete e área externa com arquibancadas.
Em fevereiro, a Câmara de Uberaba aprovou um projeto que determina que o Memorial Chico Xavier seja gerido pela Fundação Cultural com o objetivo de contribuir para a preservação da memória do médium, de forma técnica e com envolvimento de profissionais especializados. Até então, o Memorial estava sob a responsabilidade do Instituto Chico Xavier.
A Fundação Cultural terá a responsabilidade de cuidar da operacionalização do Memorial.
Um museólogo, que já foi contratado pela Fundação, será o responsável por organizar a ocupação do espaço e distribuir todo o material doado e o acervo referente ao médium.
O profissional também deverá contribuir na organização de mostras, exposições e no planejamento e execução de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), José Renato Gomes, a secretaria tem por obrigação estimular o turismo na cidade e continuará atuando em diversas frentes. “Finalizamos a parte estrutural do prédio, mas a parte administrativa e gerencial do Memorial ficará a cargo da Fundação Cultural, que tem toda a expertise necessária, além de já administrar os demais museus que temos na cidade”, apontou.
Via: G1