O serviço começa nesta quarta-feira, nos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Todos os postos de atendimento do Ministério do Trabalho e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) terão que receber os pedidos de carteira de trabalho sem a necessidade de agendamento prévio a partir desta quarta-feira.
A determinação é do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e se estende por todo o mês de outubro.
O Ministério do Trabalho informou que o sistema de emissão de carteira digital está funcionando normalmente em todo o país e continuará sendo utilizado durante todo o mês. No entanto, para garantir que todo trabalhador tenha seu documento emitido, o Ministério do Trabalho está disponibilizando também a emissão da carteira manual, em caso de falha ou intermitência do sistema.
De acordo com ministro, o primeiro lote terá 300 mil carteiras para todo o Brasil e o objetivo é chegar a 1,5 milhão. Para Minas Gerais, serão enviadas 10 mil carteiras manuais, que serão distribuídas aos postos de atendimento do estado até sexta-feira. Os mineiros que já estão com agendamento garantido serão atendidos com prioridade na data marcada.
Em Belo Horizonte, apenas a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MG) – localizada na Rua Curitiba, 832 – está fazendo a emissão da CTPS na cidade. Os postos conveniados estão em processo de adaptação ao sistema digital e ainda não estão habilitados a fazer a emissão da CTPS.
Além da Superintendência Regional em Belo Horizonte, o Ministério do Trabalho oferece atendimento em 20 gerências regionais nas cidades de Araçuaí, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
Outras 53 Agências do Trabalho também emitem o documento nos municípios. Os postos do Sine de Sabará, Lagoa Santa e Caeté operam normalmente com a emissão da CTPS. Todos receberão a quantidade de documentos manuais necessária para atender corretamente a demanda.
EM