- ANÚNCIO -

Comitê conclui relatório do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Aprovação do documento já possibilita a tramitação do Projeto de Lei que traz o Plano Estadual de Cultura de MG.

O Comitê de Representação para o Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura aprovou, no dia 30 de setembro deste ano, o relatório final do evento com as propostas da sociedade para os rumos da cultura em Minas Gerais nos próximos dez anos. O documento consolida em 115 propostas as 288 sugestões tiradas no Fórum que foi realizado entre setembro de 2015 e junho deste ano. Agora, o documento será entregue à Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para seguir à apreciação da Comissão de Cultura que o aguarda para dar prosseguimento à tramitação do Projeto de Lei (PL) 2.805/15, do executivo, que traz o Plano Estadual de Cultura.

O comitê foi eleito na plenária final do Fórum, em 10 de junho, para sugerir e avaliar possíveis desdobramentos para as propostas aprovadas no evento e que deverão ser consideradas na tramitação do PL. Ele é formado por representantes do governo do estado, do Conselho de Política Cultural de Minas Gerais (Consec) e da sociedade civil.

De Uberlândia-MG, dois representantes da sociedade civil integraram o Comitê de Representação: Rubem Silveira dos Reis, produtor cultural e vice-presidente do Consec e Katia Bizinotto, presidente da Comissão de Cultura da OAB-Uberlândia, eleita na Plenária Final do Fórum Técnico.  “Nós concluímos o relatório com sugestões da sociedade que eram aguardadas pela comissão para apreciar projeto de lei. Acreditamos que essa oportunidade que nos foi dada foi muito importante para a elaboração de um Plano Estadual de Cultura democrático e que atenda as demandas de todos os envolvidos com a cultura”, avalia Bizinotto.

Trabalho do Comitê

O grupo chegou à versão final do relatório, após oito reuniões de trabalho. “A construção do plano vem sendo fiel a todas as demandas levantadas no Fórum e são também fruto do amadurecimento da classe artística”, avaliou o coordenador do Comitê, Rubem dos Reis, sobre o documento final.

Ele frisou que o trabalho do grupo não interferiu no conteúdo das propostas aprovadas no Fórum, que foram apenas consolidadas num esforço de aglutinação, supressão ou aprimoramento do texto. “Tudo foi pontuado para atender a demandas culturais que são históricas e fruto de décadas de carências na área”, afirmou Rubem dos Reis.

O representante do Consec registrou, ainda, que o processo de discussão do Plano foi rico ao colocar áreas culturais diversas defendendo as propostas umas das outras. “Foi uma entrega de corpo e alma e afeto, mostrando que a cultura pode ser fator de coesão e de reconhecimento entre diferentes”.

Ainda segundo Rubem dos Reis, os integrantes do Comitê terão livre acesso à plenária do Legislativo, quando da votação do Plano Estadual de Cultura. “Isso nos assegurará que as nossas propostas sejam respeitadas em todas as etapas até a aprovação final do Projeto de Lei”, conclui o vice-presidente do Consec.

O Comitê

O Comitê foi formado por membros da sociedade civil eleitos na plenária final* e do setor público e as reuniões foram coordenados pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Rubem dos Reis e teve como relatora Cesária Alice Macedo da Secretaria Estadual de Cultura.

O Comitê recebeu a assessoria da Gerência Geral de Projetos Institucionais – GPI e da equipe da Gerência de Consultoria Temática da ALMG.

*Confira os membros eleitos:

Nome

Município Entidade/Ocupação Categoria
Katia Bizinotto Macedo Soares Uberlândia Comissão de Cultura da OAB Uberlândia Titular
Mestre Folião (Coordenação) Januária Terno dos Temerosos Titular
Alba Valéria Freitas Dutra Rubim /Almenara Organização não Governamental Vokuim Titular
Xisto Costa Mariana Circovolante Titular
Almir Paraca Cristovão Cardoso Paracatu Fundação Conscienciarte Titular
Geraldo André da Silva (Pai Geraldo) Santa Luzia Casa de Cultura Africana Lode Apará Titular
Helen Novais Belo Horizonte Ponto Livre em Gestão e Empreendimentos Criativos Titular
Christiane Pereira dos Santos Paracatu Associação de Condutores de Turismo de Paracatu – Acontup Suplente
Moema de Sousa Carneiro Ubá Museu Ginásio São José Suplente
Renan Moreira Gouvêa Poços de Caldas Coletivo Corrente Cultural Suplente
José Moreira de Souza Belo Horizonte Comissão Mineira de Folclore Suplente
Frederico Ramos Oliveira Araxá Aaculta.org Suplente
Ildeu de Oliveira Ferreira Ouro Branco Insólita Companhia Suplente
Shirley de Oliveira Governador Valadares Grupo Teatral Arte Vida

Suplente

 

Além do trabalho do Comitê de Representação foram eleitos também membros para a Câmara Regional Consultiva, que teve a responsabilidade de acompanhar virtualmente todo o trabalho realizado pelo Comitê ao longo das reuniões a partir dos informativos gerados em cada uma, podendo fazer contribuições, inclusive no documento final, como foi o caso do ator Ricardo Augusto, da Trupe de Truões de Uberlândia, cuja proposta foi unanimemente aceita pelo Comitê.

O Fórum Técnico

O evento foi realizado pela ALMG entre setembro de 2015 e junho de 2016, para colher sugestões da sociedade e aprimorar o Plano Estadual de Cultura, que se baseia na Lei Federal 12.343, de 2010, que institui o Plano Nacional de Cultura e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

Antes da plenária final, foram realizados 12 encontros regionais no interior de Minas, além de uma consulta pública pela internet.

Consulte o documento final com as propostas.

formatfactoryunnamed

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile