Abaixo-assinado pede transferência da feira do Junqueira para outro local

De acordo com Batuta, a principal reclamação diz respeito ao barulho que começa cedo, às 6h. Foto: Jaqueline Barbosa

O vereador Wellington Arantes (PSB), trouxe novamente na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal a indicação de mudança da feira livre do bairro Junqueira para a avenida Minas Gerais. Conforme o vereador, essa é uma demanda antiga que já foi apresentada por ele em mandatos anteriores.
“Não é uma reivindicação minha, mas de feirantes e moradores próximos que, inclusive, participaram de um abaixo assinado, solicitando a mudança do local”, disse.
O abaixo-assinado foi feito em 2013 e conta com cerca 130 assinaturas de feirantes, e mais de 70 de moradores. “Apenas cinco feirantes não assinaram, porque suas barracas ficam em frente as suas residências”, disse. Por parte dos moradores, de acordo com Batuta, a principal reclamação diz respeito ao barulho que começa cedo, às 6h, quando os feirantes chegam para montar suas barracas nas ruas João Gomes Pinheiro e nas adjacentes, rua Luiz Alberto Junqueira e rua Alfa.
“O morador, que muitas vezes tem só o domingo pra dormir até mais tarde e descansar, acaba acordando cedo junto com o barulho. Fora que, aqueles que quiserem sair de suas residências, devem retirar seus carros da garagem antes do início da feira. Do contrário, só quando terminar, por volta do meio-dia”, afirma o vereador.
Outra demanda apontada pelo vereador diz respeito à infra-estrutura do evento. De acordo com ele, entre as principais reivindicações dos feirantes está a necessidade de banheiros químicos, pias para que eles possam higienizar suas mãos (principalmente as barracas que trabalham com produtos do gênero alimentício) e policiamento.
“A proposta inicial é elaborar um projeto em que a feira livre do bairro Junqueira seja transferida para o canteiro central da avenida Minas Gerais, naquela mesma região, entre as ruas Alfa e Capitão Gerônimo. Dessa forma, não iria prejudicar o comércio local”, disse.

Vereadores são contra mudança da feira

Por outro lado, durante a proposição do vereador Batuta, outros vereadores se manifestaram contra a mudança. Para José Barreto Miranda (PTB), a transferência da feira livre para o canteiro central da avenida Minas Gerais iria acabar aniquilando a arborização da via que, para ele, é uma das mais bonitas da cidade. “Acredito que, diante da insatisfação desses comerciantes e de moradores, o ideal seria apresentar uma solução melhor, que contemple toda a população, sem ter que prejudicar o paisagismo da avenida Minas Gerais”, disse ele chamando atenção para o impacto ecológico caso seja aprovada tal medida.
Gabriela Ceschim (PSDB), também foi contra a instalação da feira do Junqueira a avenida, e falou da necessidade de um estudo que aponte o local mais apropriado para acontecer o evento dominical.
Por 10 votos favoráveis, a indicação de alteração do local da feira foi encaminhada para o Executivo.
 

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile