Estandes de Flores e Folhagens trazem novidades para o setor durante exposição

Quem gosta de flores e plantas, tanto para decoração de festas como para harmonizar ambientes, não pode perder a Exposição de Flores e Folhagens, uma das atrações da 57ª Exposição Estadual Agropecuária no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.
Entre os dias 1º a 4 de junho, os visitantes poderão participar de oficinas e conhecer o trabalho dos produtores mineiros de flores e plantas ornamentais por meio dos arranjos de flores, vasos e decorações.
Este é o segundo ano em que produtores do estado apresentam seu trabalho com plantas e flores de corte. A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Mariana Moreira Marotta, comenta que o objetivo da exposição é promover as potencialidades da floricultura mineira, mostrando a cadeia produtiva no desenvolvimento do estado.
“A floricultura está diretamente ligada à geração de emprego e renda. Teremos flores e plantas produzidas em várias regiões do estado, o que reafirma à sociedade mineira a importância do segmento no desenvolvimento de Minas Gerais”, diz Mariana.
Participam desta edição 25 expositores de quatro associações: Flores da Terra; Ecoplant; o Polo das Plantas, da Cooperativa de Produtores e Comerciantes de Mudas de Dona Euzébia e a Associação dos Distribuidores e Produtores de Flores da Central de Abastecimento Municipal (CAM), que prometem trazer as novidades em produtos, flores e folhagens.
O presidente da CAM, Flávio Vieira, explica que estão programando um espaço com decoração de ambiente que vai encantar o visitante. “Estamos preparando um local acolhedor e colorido para agradar todos os gostos. Esse trabalho mostra a força da cadeia produtiva da floricultura no Estado de Minas” afirma Flávio.
A mostra é aberta ao público e gratuita. Os interessados em adquirir plantas, vasos e flores poderão comprar os produtos apenas no domingo, dia 4 de junho.
Oficinas
Os interessados em aprender mais sobre o universo das flores podem se inscrever nas oficinas que acontecem durante a exposição. Quem gosta de orquídeas, a oficina “Orquídeas sem Mistério” abordará todas as fases do cultivo da planta. Já o curso “Plantio de Vasos” será um treinamento prático, voltado para as etapas de montagem de um vaso de flor.
Para os interessados em enfeitar a casa, o curso “Como fazer arranjos para decoração de casa. Faça você mesmo” abordará as cores, tipos de arranjos, importância e utilização das flores e folhagens mineira na decoração doméstica.
Os interessados em participar dos cursos devem se inscrever pelo link: Inscrição Flores e Folhagens. As vagas são limitadas.
Realização
A 57ª Exposição vai reunir cerca de 1.200 animais incluindo, além dos caprinos e ovinos, exemplares de bovinos das raças brahman, guzerá, nelore, senepol e sindi, búfalos e equídeos das raças árabe, campolina, jumento pêga, mangalarga marchador, pampa e pônei.
Desde março o Parque da Gameleira vem passando por obras de reformas e revitalização, que devem ser finalizadas ainda neste mês para receber a exposição.
Com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na ordem de R$ 4,36 milhões, foram feitas pinturas de pavilhões e baias, construção de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e reconstrução de currais, dentre outras melhorias.
A exposição terá entrada gratuita e é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com as instituições vinculadas Emater-MG e Epamig e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
Serviço:
57ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita
Data: 1º a 4 de junho – de 8h às 21h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas 6.020 – BH
Inscrição para oficinas da Floricultura: Inscrição Flores e Folhagens

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile