Quase 100 municípios abrangidos. Essa é a estimativa da Prefeitura de Uberlândia, do 2º Comando Operacional de Bombeiros Militar e o Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que se uniram para fortalecer ainda mais as ações de prevenção e defesa civil, com treinamentos para prevenir contra possíveis impactos durante o período chuvoso. A capacitação foi oferecida nesta terça-feira (19), na 9ª Região Integrada de Polícia Militar (Risp).
Participaram do treinamento os profissionais de sete municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. As atividades foram difundidas entre conceitos de climatologia, geologia e mapeamento das áreas de risco. Um conhecimento que, para o tenente Daniel da Silveira Morais Júnior, chefe do núcleo de prevenção do 2º Comando Operacional de Bombeiros, deve ser ainda mais multiplicado.
“Essa é a primeira edição em que estamos realizando a capacitação, um trabalho de integração com as principais defesas civis da região, abrangendo todo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, num total de 97 municípios. Assim, trazemos os agentes, para que possam levar esse aprendizado e tratar do sinistro antes do acontecimento, com a prevenção.Por isso todos precisam estar alinhados para assegurar a melhor resposta possível”, destacou.
Ações homogêneas
Com base na afirmação do tenente Morais, integraram a capacitação os profissionais de Araguari, Uberaba, Patos de Minas, Paracatu, Campos Altos e Araxá, além de Uberlândia. Para o secretário de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Civil, Emerson Aquino, o evento é uma oportunidade de estimular uma postura ainda mais homogênea das ações na região.
“É algo que agrega mais conhecimento, cria laços e fortalece as instituições. É uma iniciativa muito importante que surge a partir de uma preocupação de todos. Essa é uma das prioridades do prefeito Odelmo Leão, para que tenhamos um elo forte com os órgãos de segurança pública e possamos garantir juntos a tranqüilidade e o bem-estar da população”, disse.
Deixe um comentário
Deixe um comentário