- ANÚNCIO -

CISTRI anuncia novo adiamento do início do funcionamento do SAMU na região

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergências da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI, após audiência realizada na última segunda-feira, 18 em Uberlândia, que a previsão de início dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU será para a terça-feira, 3 de julho de 2018.
De acordo com o comunicado, a sugestão foi apresentada pelo Ministério Público Federal e pelo juiz federal Lincoln Rodrigues de Faria, no sentido de que o CISTRI/SAMU 192 programe um prazo de 15 dias para iniciar as atividades. A diretoria do CISTRI/SAMU192, juntamente com os prefeitos e Governo do Estado acordaram atender a proposta feita pelo promotor Cleber Eustáquio e acatada pelo juiz federal.

No total 26 cidades da região serão beneficiadas com o atendimento 192. Apenas neste ano, essa é a segunda vez que a data de início do serviço é adiada. A princípio, o Samu começaria a operar no dia 8 de junho.

Passo-a-passo do Samu Triângulo Norte

  • O Samu foi anunciado em novembro de 2015 com previsão para início dos trabalhos no primeiro semestre de 2016 em 27 municípios da região, sendo uma dessas Uberlândia.
  • Em 2016, começaram os treinamentos de aprovados no concurso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. As turmas contavam com médicos, enfermeiros, condutores socorristas, apoio administrativo e bombeiros.
  • Ainda em 2016, mais de 30 ambulâncias devidamente capacitadas chegaram para o Samu Triângulo Norte.
  • No inicío de 2018, a cidade de Uberlândia anuncia a desistência em participar do 192 alegando deficiência de leitos na cidade, que não comportaria mais atendimentos.
  • Por conta da desistência da principal cidade do Triângulo Mineiro no Samu, o Cistri precisou refazer o contrato com o Estado, sendo finalizado com as seguintes cidades parceiras: Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.
  • Após celebração de novo contrato, Cistri anuncia 8 de junho de 2018como a data de funcionamento do Samu na região.
  • Definido fluxo de atendimento do serviço e coloca o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) para receber pacientes de alta complexidade com trauma nas especialidades de cardiologia e neurologia transportados pelo Samu.
  • Por conta do protesto dos caminhoneiros, Cistri diz que não conseguirá cumprir data anunciada e adia início para o dia 24 de junho.
  • Audiência na Justiça Federal debate no dia 18 de junho implantação do serviço 192 e sugere adiar data de funcionamento. Entre motivos para adiar está a alegação do HC-UFU em falta de capacidade de atender os pacientes e tentativa de Prefeitura de Uberlândia entrar no sistema.

Com informações do CISTRI e do Portal G1

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile