Após quase três anos do anúncio oficial, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Triângulo Norte foi lançado durante cerimônia na manhã desta terça-feira (26) em Uberlândia. O serviço 192 começa a funcionar a partir das 7h da próxima terça-feira (3) em 26 cidades da região. Os 244 funcionários aprovados no processo seletivo estão nos últimos dias de treinamento.
Os moradores que contarão com o serviço são os de: Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.
E apesar das tentativas do Estado de inserir a cidade de Uberlândia dentro do sistema, a população da maior cidade do Triângulo Mineiro não contará com o serviço. A Prefeitura preferiu não receber o Samu alegando deficiência de leitos na cidade, que não comportaria mais atendimentos.
Números do Samu
Durante cerimônia de lançamento realizada na a sede do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cistri), na Avenida dos Eucaliptos, nº 800, no Bairro Jardim Patrícia, participaram o secretário estadual de Saúde, Nalton Sebastião Moreira, o subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antônio Leite, prefeitos e secretários municipais dos municípios consorciados.
De acordo com o Estado e com o Cistri, toda a estrutura física já está pronta para o início das operações. Veja os números do Samu Triângulo Norte:
Samu Triângulo Norte
612.317 habitantes atendidos nas 26 cidades |
É o sétimo Samu Regional implantado em Minas Gerais |
Conta com 31 ambulâncias, sendo 26 de supote básico e cinco de suporte avançado |
Pacientes serão atendidos em um hospital de alta complexidade e 19 de média complexidade |