Será realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto a Semana da Pessoa com Deficiência – Ituiutaba sem Barreiras “Conviver é acolher as diferenças”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMPED, pela Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; e pelo Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores – CEMAP. Os encontros ocorrerão na Escola Estadual João Pinheiro.
O secretário de Desenvolvimento Social, Renato Moura, conta que essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a população para a igualdade de oportunidades a toda sociedade. Ele ainda enfatiza que a semana é marcada por atividades e debates que visam à reflexão. “É de suma importância promover os direitos humanos e conscientizar a comunidade sobre esse assunto tão pertinente, além de celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade”, reforçou.
O presidente do COMPED, Fábio Guedes, acrescentou ainda que o evento será voltado ao diálogo sobre a importância da participação da pessoa com deficiência na sociedade, educação, mercado comercial e na empregabilidade. Fábio ainda completou que para que isso se concretize, é necessário a participação de todos. “É por meio dessa semana que o movimento dos direitos cresce e é fortalecido. Por isso, é de grande importância que todos lutem juntos e busquem a conscientização da necessidade de recursos de apoio. Só assim será possível vencer as batalhas do cotidiano”, completou.
Programação
A abertura ocorre na próxima terça-feira, 21, a partir das 19h, onde acontecerá um momento cultura e terá a exposição do advogado do CREAS, Carlos Henrique Eanes, falando sobre o contexto da pessoa com deficiência. Logo em seguida será feito a palestra: “A importância da acessibilidade no centro comercial com ênfase em mobilidade e empregabilidade, que será discutida através do presidente do COMPED, Fábio Guedes.
Na quarta-feira, 22, às 19h, será discutido sobre a relação entre família e escolas das pessoas com deficiência, pelo professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro -IFTM (Campus Ituiutaba) e da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Unidade Ituiutaba), Nilson Roberto Pereira.
A programação fecha na quinta-feira, 23, onde às 7h30 ocorre a palestra: Desafios e possibilidades da pessoa com deficiência, pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (Campus Pontal), Cristiano Silva Ribeiro; posteriormente será formada uma mesa redonda para debater sobre o caso. A agenda retorna às 13h, com a palestra: “A educação básica no Brasil: inclusão, permanência e democratização”, pelo professor da UFU (Campus Uberlândia), Carlos Carvalho; às 15h será discutido sobre o tema Surdocegueira: e, as possibilidades, por meio do professor da UFU (Campus Uberlândia), José Oliveira. O evento encerra às 17h.
Deixe um comentário