Ituiutaba terá grupo de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

O prefeito Fued Dib autorizou nesta quarta-feira (20) a formação do grupo de trabalho para enfrentamento e combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças bastante conhecidas como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

“Estivemos reunidos nos últimos dias com o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Zoonoses, avaliando e discutindo ações que possam ser desenvolvidas em nossa cidade. Agora, com a possibilidade de formação de um grupo formado por representantes dos diversos segmentos da sociedade, acredito que estamos alcançando um patamar mais elevado nesta luta para conter a proliferação do mosquito”, destacou Fued.

Habitualmente e por dever de ofício, agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ realizam mensalmente visitas de inspeção nos imóveis urbanos habitados. “O nosso trabalho rotineiro é esclarecer a população sobre qualquer material, objeto ou situação que possam permitir a proliferação de focos ou surgimento do mosquito. Esta tarefa de disseminar a conscientização é árdua e, quase sempre, com baixa adesão”, avaliou o coordenador de Endemia, Paulo Cesar.

O grupo de trabalho terá o envolvimento direto das secretarias de Saúde; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente; Obras e de Educação, Esporte e Lazer. 

“Todo o esforço e participação colaborativa será bem aceita”, disse o secretário Renato Moura, que sugeriu ainda a utilização de equipamento moderno como o drone para descobrir pontos onde possam existir focos.

Segundo o secretário de Obras, Vicente de Paula Fontoura Filho é necessário que sejam derrubadas algumas barreiras que impedem as equipes responsáveis de acessar e fazer limpeza em alguns imóveis. “Precisamos de ações efetivas. A informação sem ação e participação colaborativa não adianta muito. Estamos dispostos a ajudar a intensificar essa luta”, disse Fontoura.

O anúncio de como se dará este trabalho e o papel de cada represente do grupo serão definido nas próximas horas. O objetivo é que o combate ao mosquito e aos focos de proliferação sejam intensificadas e muito mais abrangentes de agora em diante. Todas as diretrizes e cronograma de trabalho constarão de um Decreto que será assinado pelo prefeito Fued Dib.

“Mas é bom deixar claro que de nada adianta todo este esforço da Prefeitura de Ituiutaba com a participação de todas as secretarias, bem como de entidades constituídas no nosso município, se não houver o engajamento e conscientização da população. Os focos do mosquito não estão nas ruas. Eles estão nos nossos quintais e dentro das nossas casas”, alertou o prefeito.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile